Topo

Inspira

Ideias para uma vida mais plena


12 livros que são um carinho para sua saúde mental

Lançamentos recentes de livros fofos para ler e relaxar - Getty Images/iStockphoto
Lançamentos recentes de livros fofos para ler e relaxar Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rafaela Polo

Colaboração para Universa

14/02/2021 04h01

Tem horas que tudo o que a gente precisa é relaxar com um livro na mão. Um que tenha uma história leve de romance e que nos transporte para outro local: descanso para a mente e para a alma.

Como anda sua prateleira ou dispositivo de e-book? Selecionamos as melhores histórias para você curtir jogada no sofá e sentir que o estresse sair do corpo.

Férias nos Hamptons, Sarah Morgan (Harlequin)

Data de lançamento: 15 de fevereiro

Férias nos Hamptons, Sarah Morgan (Harlequin) - divulgação - divulgação
Férias nos Hamptons, Sarah Morgan (Harlequin)
Imagem: divulgação

Se você gosta de "chick lit" (categoria que represente livros de romance leves) certamente já ouviu falar de Sarah Morgan. A autora britânica assina a série "Para Nova York, com amor" que chegou ao seu quinto volume, mas cada obra dessa coleção pode ser lida separadamente. Em "Férias nos Hamptons", vamos ler sobre uma história de amor que retorna do passado. Tem algum ex que ainda mexe com seu coração? Para Fliss, Seth é esse cara. Tudo estava indo bem em sua vida e na empresa que divide com sua irmã gêmea, Harriet, em Nova York até que o ex marido começa a trabalhar na esquina. E, bom, ver o cara todos os dias estava mexendo com seu coração. Ao saber que sua avó precisa de ajuda lá nos Hamptons, Fliss se agarra a oportunidade de fugir da cidade e aumentar a distância entre ela e o ex. Mas Seth entende direitinho a jogada e está determinado a conseguir uma nova chance.

Clube do livro dos homens, Lyssa Kay Adams (Arqueiro)

Escrito por uma jornalista, esse livro tem potencial de se tornar o queridinho de muita gente - até de quem não gosta de ler. Como assim? A Netflix comprou os seus direitos para adaptá-lo para um filme. E tem mais: em 2019, quando foi lançado nos Estados Unidos, foi eleito Livro do Ano pela Amazon. A história promete: mistura o orgulho e o desespero do homem hétero cis quando o assunto é relacionamento. Gavin é uma estrela nos campos de beisebol. Na cama, nem tanto. O cara entra em choque quando a sua esposa, que pede o divórcio, revela que sempre fingiu curtir o sexo entre eles. Desesperado, recorre aos livros para saber como consertar a situação. Ele chama uns colegas de time para criar um Clube do Livro, onde se dedicam a ler romances de época em busca de inspirações românticas. Segundo a editora, a obra aborda masculidade tóxica, o preconceito com a literatura e universo feminista.

A Livraria de Achados e Perdidos, Susan Wiggs (Harlequin)

A Livraria de Achados e Perdidos, Susan Wiggs (Harlequin) - divulgação - divulgação
A Livraria de Achados e Perdidos, Susan Wiggs (Harlequin)
Imagem: divulgação

Se você sente saudade de sentir o cheiro dos livros em um passeio pelas livrarias, não sinta-se só. Você vai poder resgatar esse sentimento lendo essa obra! Natalie herdou a livraria de sua mãe. O local é lindo, mas está próximo a falência. Como seu avô não topou vendê-la, ela precisa voltar para São Francisco e assumir a responsabilidade pelo negócio e pelos cuidados da saúde abalada do vô. Mas o que um dia foi seu lugar preferido do mundo se tornou um pesadelo: com dívidas e necessidade de reformas urgentes. Eis que surge um sinal do destino: Peach Gallagher. O cara já tinha sido contratado por sua mãe para dar uns retoques necessários na livraria. Uma jornada de amor e descobertas começam a partir desse encontro.

A Troca, Beth O'Leary (Intrínseca)

Com um jeito leve e envolvente de escrever, virar as páginas desse livro é como estar dentro de clássicos de Sophie Kinsella e Lauren Weisberger. "Teto para Dois" foi seu primeiro lançamento no Brasil e merece um espaço em sua lista de queridinhos. Com "A Troca" não será diferente. Leena passou por um grande trauma em sua vida com a perda da irmã e, mesmo se dedicando fortemente ao trabalho para conseguir fugir da dor, sua performance não é mais a mesma. Afastada do escritório à força, ela se vê sem rumo e com medo de perder a reputação que construiu. Sua avó, Eileen, que mora no interior de Londres, tem 79 anos e está com um novo objetivo: encontrar um amor - ela até faz uma lista de prós e contra com os pretendentes. Então elas decidem trocar de lugar: Eileen vai para a cidade e se inscreve em um site de relacionamentos e Leena para o interior tentar se encontrar.

Jogo do Namoro, D. Kelly

Qual a sua lista de exigência na hora de começar um relacionamento? Bex tem uma lista extensa e bem específica de itens que o pretendente não podia fazer. E, tem mais: era necessário passar por sete encontros antes de engatar um namoro com ela. Seu melhor amigo Tristan, com quem ela divide apartamento, assistiu por anos essa lista de atributos impossível de ser alcançada. E agora chegou a vez dele tentar ganhar o coração de Bex. Será que vai rolar?

Lições inesperadas sobre o amor, Lucy Dillon (Arqueiro)

Data de lançamento: 24 de fevereiro.

Lições inesperadas sobre o amor, Lucy Dillon (Arqueiro) - Divulgação - Divulgação
Lições inesperadas sobre o amor, Lucy Dillon (Arqueiro)
Imagem: Divulgação

Pegue seu bloquinho para anotar os destaques dessa premiada autora britânica. Ela já foi reconhecida duas vezes pela Associação de Autores de Romance (RNA), em 2010 e 2015, é best seller do jornal inglês Sunday Times e recebeu elogios de Jojo Moyes (Como eu era antes de Você) e Sophie Kinsella (Os delírios de consumo de Becky Bloom) por esse livro. Ufa! Agora já podemos começar a falar da história. Jeannie estava vivendo o melhor momento amoroso de sua vida com Dan. Um relacionamento lindo com pedido de casamento romântico em Nova York e tudo. Só que ela não conseguia se livrar daquela sensação de que tudo era bom demais para ser verdade, sabe? Inclusive, a caminho de seu casamento, ela se pega questionando se está tomando a atitude certa - um sinal de que algo não está bem. Após um acontecimento inesperado, o destino coloca Jeannie em uma jornada de autoconhecimento, onde ela descobre que aquela história de como é importante se amar primeiro é a mais pura verdade.

A segunda vida de Missy, de Beth Morrey (Intrínseca)

Em seu romance de estreia, a autora inglesa resolveu inovar em sua protagonista. Sai as jovens adultas em busca de um amor. Entra uma senhora na terceira idade, aos 79 anos, que precisa encontrar um novo sentido da vida. Você já imaginou como será sua vida na velhice? Missy se vê sem o marido, sem falar com a filha e distante do filho, que foi morar na Austrália, após dedicar sua vida a ser mãe e dona de casa. Sozinha, ela começa a se questionar sobre o que a vida ainda tem a oferecer a ela. Nesse cenário, ela encontra em sua comunidade, colegas e uma cachorrinha que vão abrir novamente seu coração para experiências.

Apenas Amigos, Elizabeth Grey (Editora Bookmarks)

Elizabeth Grey é especialista em romances chick lit e tem vários publicados fora do país. A autora inglesa tem apenas uma obra traduzida para o português (por enquanto!), mas vale acrescentá-la a sua prateleira. Violet é uma mulher jovem que trabalha em uma agência de marketing - emprego que ela considera perfeito! O mais legal? Seu melhor amigo, Ethan, também faz parte da equipe da mesma empresa. Já consegue imaginar o que vem por aí? Sim, Violet começa a perceber como o amigo é gostoso, e legal, e atencioso? Xiiii, será que ela se apaixonou por ele?

7 Dias Juntos, Francesca Hornak (Bertrand Brasil)

7 Dias Juntos, Francesca Hornak (Bertrand Brasil) - divulgação - divulgação
7 Dias Juntos, Francesca Hornak (Bertrand Brasil)
Imagem: divulgação

Não foi por conta do coronavírus, mas essa família precisou ficar em isolamento por sete dias na época do Natal. Infelizmente nos tornamos experts nisso, né? Mas em um mundo sem pandemia, a necessidade causou desconforto e receio entre os Birth. Afinal, era a primeira vez em anos que estariam reunidos. Olívia, a filha mais velha da família, estava se voluntariando em um tratamento de epidemia na África, por isso, seu retorno significava todos trancados em casa. A felicidade da mãe Emma de vê-la retornar não era o mesmo sentimento que se espalhava por ali. Andrew, o patriarca, passa mais tempo dentro de seu escritório revivendo seus dias como correspondente do que com a família, Phoebe, a irmã mais nova, decide dar força total à organização de seu casamento enquanto Olívia se vê comparando os luxos doméstico com a necessidade das pessoas que ela ajuda em outro continente. A única questão é que um segredo, que ninguém espera, está prestes a ser revelado.

Com amor, Aurora, Tatiana Amaral (Essência)

Tem autora brasileira na área. Tatiana Amaral já alcançou mais de 3 milhões de leitores online e tem 400 mil livros vendidos no Brasil. Eu ouvi sucesso? Em sua obra de estreia pelo selo Essência, da Editora Planeta, ela nos leva para o passado em Paraty, no Rio de Janeiro. Na trama, um professor de história é convidado para mediar a abertura de uma cápsula do tempo de 1970, com várias cartas escritas por alunos da época. E, surpresa: um dos conteúdos contava a história de Aurora e Gabriel. O casal, que se apaixonou há anos, foi separado por uma mentira. Quando se reencontram, Gabriel pede Aurora em casamento para ajudá-la com os problemas da família, mas a mulher ainda tem receio de se reaproximar, afinal, ele passou anos a odiando por causa de uma mentira.

Verdades difíceis de engolir, Samantha Silvany (Outro Planeta)

Disponível

Verdades difíceis de engolir, Samantha Silvany (Outro Planeta) - divulgação - divulgação
Verdades difíceis de engolir, Samantha Silvany (Outro Planeta)
Imagem: divulgação

Você acredita que a autora desse livro também é uma tatuadora? A brasileira bombou na internet com o perfil @benditacuca também escreveu "500 dias sem você" e "Manual do borogodó". Esse romance é o menos tradicional da nossa lista, pois retrata uma história de traição dentro de um relacionamento que parecia perfeito. Dan é um escritor que decide viajar por uns tempos para ter inspirações e terminar seu próximo livro. Nesse período longe de casa ele conhece Sofia uma mulher que nem acreditava que o amor era algo possível até conhecê-lo. O problema é que ele é um homem que está prestes a subir no altar com Alicia, que descobre o affair do companheiro.

Ele me ama... ou não?, RC Boldt (Editora Bookmarks)

Quando a gente sabe que está tomando a atitude errada temos que abandonar o navio, certo? Mesmo que esteja prestes a subir ao altar? Pois bem, Emma Jane não se arrepende de não ter comparecido ao próprio casamento. Para ela, naquele momento, era a atitude certa a ser tomada. Mas isso não significa que, mesmo após oito anos, tenha deixado de amar Knox Montgomery. Quase uma década depois, ela é uma executiva de uma empresa de publicidade e tem a vida perfeita, como sempre quis. Contudo, cruzar com esse amor do passado despertará dúvidas. Será que ele ainda tem sentimentos por ela também?