PUBLICIDADE

Topo

Sexo

Massagem sensual ou tântrica? Descubra qual é mais indicada para você

A terapia tântrica pode nem chegar aos estímulos em órgãos sexuais - iStock
A terapia tântrica pode nem chegar aos estímulos em órgãos sexuais Imagem: iStock

de Universa

12/10/2020 04h00

Quando se fala em massagem tântrica, se pensa em orgasmos múltiplos, intensos e intermináveis. Essa é a parte que gera mais interesse, mas o toque nos genitais é apenas uma das etapas da chamada terapia tântrica, cujo principal objetivo é o autoconhecimento, do qual deriva o prazer para o corpo inteiro. "Ela também envolve técnicas de meditação, respiração e ioga, que ajudam a trazer a pessoa para o momento presente", explica a terapeuta tântrica Deva Geeta.

É daí que vem a conexão com o tantra, apesar de os escritos originais não fazerem menção a nenhum tipo de massagem. Essa é apenas uma das diversas adaptações da filosofia indiana, que acabou gerando o que a sexóloga Ana Canosa chama de indústria do tantra. "Ninguém sabe direito o que é, mas todo mundo quer fazer massagem tântrica. Acho que as pessoas muitas vezes nem sabem do que estão em busca", afirma. Terapia, massagem e sexo tântrico foi o tema abordado neste episódio do podcast Sexoterapia (confira o programa completo no vídeo abaixo).

Deva Geeta concorda, e conta que ela mesma começou trabalhando com massagem sensual achando que se tratava de massagem terapêutica. A técnica é a mesma, mas a massagem sensual tem um contexto erótico que não existe na terapêutica. Na primeira, as massagistas atendem de lingerie, e pode haver contato íntimo entre elas e os pacientes (inclusive sexo, em alguns casos). O próprio termo terapeuta não se aplica à profissional que faz a massagem tântrica sensual, segundo Geeta. "Para ser terapeuta é preciso ter uma formação, que vai além das técnicas de massagem", afirma.

A massagem terapêutica também costuma ser mais demorada, pois ela inclui uma conversa longa entre terapeuta e paciente, por meio da qual o profissional entende quais são as necessidades de cada indivíduo e prepara cada corpo para receber a massagem. "Ela começa com toques sutis pelo corpo todo, para despertá-lo e fazer a energia circular por ele. A ideia é tirar o foco do prazer só no genital", afirma. Já a massagem sensual costuma ir direto ao ponto e tem no orgasmo e no prazer o objetivo principal. "As duas funcionam, mas são buscas e experiências diferentes", diz Geeta.

Para saber mais

Instagram: Diga Vulva (@digavulva); Luana Lumertz (@luanalumertz); Vagina sem neura (@vaginasem.neura)
Série: Indústria da Cura (episódio sobre sexo tântrico) (Netflix)

Acompanhe o Sexoterapia

Massagem tântrica é o tema do 33º episódio do podcast Sexoterapia, que em sua quarta temporada mergulha na história de uma única personagem.

Sexoterapia vai ao ar às sextas-feiras e está disponível no UOL, no Youtube de Universa e nas plataformas de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, no Castbox e Google Podcasts. A quarta temporada tem oito episódios.

Sexo