Topo

Vítima de queimaduras na infância fortalece autoestima com sucesso online

Josy sofreu queimaduras quando tinha três anos de idade; hoje, bomba no TikTok e Instagram - Reprodução/Instagram
Josy sofreu queimaduras quando tinha três anos de idade; hoje, bomba no TikTok e Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

29/09/2020 18h05

Pouco antes de completar três anos de idade, Josy Novaes passou por um acidente que mudaria sua vida para sempre. Brincando na cozinha de casa, ela esbarrou no fogão e viu a panela de pressão virar sobre o seu rosto. 20 anos depois, ela contou à Revista Glamour como usa as redes sociais para levantar a autoestima.

"Quando eu tinha dois anos e dez meses, estava com meus primos quando sofri um acidente. Estava brincando e esbarrei no fogão. Com o impacto da batida, a panela de pressão que estava fogão, virou em cima de mim. Tive queimaduras de segundo e terceiro grau", contou a jovem para a revista, relembrando também do delicado período de tratamento e recuperação.

"Fiquei internada no Hospital de Eunápolis, no interior da Bahia, onde nasci. Depois fui transferida para Ilhéus, onde peguei infecção generalizada", relatou. Josy ficou 15 dias em Ilhéus antes de ser transferida de novo, dessa vez para Salvador, onde passou por diversas cirurgias e enxertos. "Era muito pequena, não lembro de como foi o acidente e nem a dor que senti", continuou.

Seis meses depois ela recebeu alta e voltou para sua cidade natal. Mesmo assim, o tratamento exigia retorno mensal para Salvador, onde realizava acompanhamento. A última cirurgia foi aos 13 anos, quando colocou mais enxerto.

"Era muito pequena, não lembro de como foi o acidente e nem a dor que senti. [Aos 13 anos] Queria desistir, foi muito dolorido. Foi aí que decidi que não realizaria mais cirurgia alguma, ganhando o apoio da minha mãe que ficou ao meu lado na decisão", contou.

Dez anos depois do último procedimento, Josy Novaes se diz aberta a novas cirurgias. "Há quatro meses viralizei nas redes sociais com um vídeo do meu filho e estou com mais de 200 mil seguidores. Estou feliz com o que está acontecendo. Me acho linda mesmo depois de tudo o que aconteceu comigo. Quero realizar as cirurgias para ficar ainda mais bonita. Acredite, sou muito feliz assim e agradeço a Deus por poder contar a minha história", finalizou.