PUBLICIDADE

Topo

Inspira

Ideias para uma vida mais plena


Inspira

Jane Goodall diz que seus casamentos foram marcados por homens possessivos

A antropóloga britânica Jane Goodall revelou em seus únicos dois casamentos foram marcados pela presença de homens muito ciumentos - Stuart Clarke/NYT
A antropóloga britânica Jane Goodall revelou em seus únicos dois casamentos foram marcados pela presença de homens muito ciumentos Imagem: Stuart Clarke/NYT

De Universa, em São Paulo

24/07/2020 15h29

A ativista ambiental e antropóloga Jane Goodall, 86, disse que os dois casamentos que teve ao longo da sua vida foram marcados por homens muito "possessivos" e questionou que não sabe como foi capaz de lidar com ambos relacionamentos.

"Infelizmente, ambos [seus ex-maridos] eram extremamente ciumentos. Ambos. Mesmos ciumentos de amigas mulheres. Eles eram realmente ciumentos e possessivos... Como eu poderia fazer isso [se casar] duas vezes? Não sei", disse à People.

Goodall explicou que não se casou novamente após a morte de seu segundo marido, Derek Bryceson, em 1980, porque "não queria" e também não conheceu "a pessoa certa, suponho, ou potencialmente a pessoa certa".

O primeiro casamento da ativista foi com Baron Hugo van Lawick com quem ficou por 10 anos e teve seu filho Hugo Eric Louis van Lawick. Um ano após o divórcio, Goodall se casou com Bryceson, em 1975, e teve uma união por cinco anos. "Ele [Bryceson] teve esse câncer horrível". "Esse foi o fim", explicou.

Jane também comentou que tinha muitos amigos homens e sua vida sempre foi completa sem um marido.

"Eu tinha muitos amigos homens, muitos", diz ela. "Eu também tinha muitas amigas. Minha vida foi completa. Eu não precisava de um marido."

Atualmente, a ativista está em quarentena devido ao novo coronavírus, mas pondera que está ainda "mais ocupada" com outros projetos. Entre eles, conseguir recursos para a sua ONG (Organização não governamental), a Jane Goodall Institute, lutando para a conservação da natureza e dos chimpanzés e conversar com amigos e familiares por vídeochamada.

"Estou perfeitamente satisfeita", diz Goodall. "Estou aqui agora com minha irmã, sua filha, o noivo da filha e dois netos. Eu tenho muitos, muitos amigos maravilhosos. É disso que sinto falta de ficar presa aqui."

Inspira