Topo

Último dia do Universa Talks discute a mulher de 45+ no mercado de trabalho

Nina da Hora, Joice Berth e Vera Iaconelli são alguns dos destaques do quinto dia de evento - UOL
Nina da Hora, Joice Berth e Vera Iaconelli são alguns dos destaques do quinto dia de evento Imagem: UOL

de Universa

16/07/2020 16h45

Etarismo, reflexões sobre o passado, as ações do presente e o que esperar diante de um futuro ainda nebuloso fecham a programação da segunda edição do Universa Talks.

A pandemia causada pelo coronavírus é a crise com efeitos mais dramáticos para mulheres nos últimos cem anos. Para avaliar este novo e singular contexto, o comportamento e o perfil da mulher de hoje e o que isso simboliza culturalmente num país como o Brasil, o último dia do Universa Talks (sexta, 17/7) é aberto com o painel "Mulheres de hoje, um recado para as mulheres do amanhã".

Com mediação da jornalista gaúcha Patricia Parenza, a mesa virtual conta com participação da arquiteta, escritora e ativista Joice Berth e da psicanalista, escritora e diretora do Instituto Gerar, Vera Iaconelli.

Ao abordar muitos dos dilemas mais comuns para aquelas que passam dos quarenta anos, como o aumento da expectativa de vida, a ditadura da beleza e as perspectivas para a carreira, as participantes dividem suas próprias experiências e a visão das lições que as gerações mais jovens podem tomar para si.

Passado, presente, futuro

O que o passado pode nos dizer? Vice-presidente da Elekta, multinacional sueca, a executiva Deborah Telesio nos conta em um speech, sua história de sobrevivência depois de passar pelo maior tsunami que já atingiu a Indonésia. Patricia Audi, VP de marketing, relações institucionais e sustentabilidade do Santander, traz o alerta para a urgência de ações no agora, usando da própria experiência ao longo de sua trajetória profissional e pessoal. A história inspiradora da cientista Nina da Hora, negra, nascida na Baixada Fluminense, dá o recado sobre o que é esperado para o futuro: liberdade de escolha, condições de alcançar os sonhos e respeito a todas, independente de raça ou origem.

Confira a programação:

Sexta-feira, 17/07 — Um futuro incerto

PAINEL 5 - COM A PALAVRA, AS PERENNIALS

Convidadas:

  • Joice Berth (Arquiteta, escritora e ativista)
  • Vera Iaconelli (psicanalista, escritora e diretora do Instituto Gerar)
  • Patricia Parenza (jornalista, comunicadora digital e empreendedora)

SPEECHS: PASSADO, PRESENTE, FUTURO

  • Deborah Telesio (VP South America da Elekta)
  • Patricia Audi (VP de Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander)
  • Nina da Hora (cientista)

O último dia do Universa Talks será nesta sexta (17) às 10h30. Acompanhe pela home do UOL, pelo Youtube, Twitter ou Facebook de Universa. Não é necessária inscrição. Você também pode ouvir o Universa Talks na versão podcast. O evento está disponível, na íntegra, em distribuidores como Spotify, Apple Podcasts e Deezer.

Confira a programação completa do evento.