PUBLICIDADE

Topo

Mulheres inspiradoras

Jornalista é a primeira com tatuagem facial maori na TV da Nova Zelândia

Oriini Kaipara foi a primeira mulher a aparecer na TV usando uma tatuagem facial maori - Reprodução
Oriini Kaipara foi a primeira mulher a aparecer na TV usando uma tatuagem facial maori Imagem: Reprodução

Da Universa, em São Paulo

13/02/2020 17h28

Na Nova Zelândia, a apresentadora da TVNZ, Oriini Kaipara, fez história como a primeira mulher a aparecer na televisão com tatuagem na região do queixo usada por mulheres do povo nativo Maori. A jornalista realizou um sonho de vida ao fazer uma moko kauae — que, segundo a tradição, é uma manifestação da identidade da pessoa que utiliza.

Há dois anos, segundo o portal New Zeland Herald, Kaipara realizou um teste de DNA e acabou descobrindo que seu sangue é 100% Maori. A tatuagem, portanto, vem como uma forma de reconexão de Kaipara com sua cultura.

O canal de televisão demonstrou apoio à postura da apresentadora e compartilhou uma imagem de Oriini Kaipara já com a tatuagem:

"Isso é para nós. Todos nós" - Oniiri Kaipara. Não é todo dia que uma jornalista com moko kauae apresenta as notícias do meio-dia, apenas no 1."

Em entrevista ao portal neozelandês Stuff, o diretor da Escola de Estudos Maori da Universidade de Victoria, Ocean Mercier, disse que ver uma moko kauae na televisão estatal é um sinal incrível do quanto a sociedade evoluiu na aceitação da expressão da cultura".

Para Mercier, a tatuagem veio desaparecendo aos poucos ao longo do tempo porque esteve amplamente atrelada à colonização britânica, o que causava vergonha nos que usavam. "Hoje, existe uma revitalização daqueles que usem a tatuagem. A vergonha e o medo não foram eliminados, mas as pessoas estão se sentindo mais livres para usar com confiança e orgulho", conta.

Mulheres inspiradoras