PUBLICIDADE

Topo

Moda

Forever 21 fecha em São Bernardo após falência da marca nos EUA

Fachada da então loja no shopping Golden Square, em São Bernardo do Campo - Reprodução/Blog Melina Campo
Fachada da então loja no shopping Golden Square, em São Bernardo do Campo Imagem: Reprodução/Blog Melina Campo

Marcos Candido

De Universa

07/02/2020 15h52

A unidade da Forever 21 em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, foi fechada nesta semana. A loja abriu em 2014 e foi uma das primeiras inauguradas no Brasil. Atualmente, a rede lojas enfrenta um processo de falência nos Estados Unidos, o que causou fechamento de unidades pelo mundo.

De acordo com funcionários do shopping Golden Square, já está prevista a abertura de outra loja de departamento no local. A loja no ABC paulista tinha 1000 m² e foi anunciada, à época, como parte de um grande "plano de expansão" no Brasil.

Não à toa, na época da inauguração foram formadas filas de fãs da marca, com mais de 2 mil pessoas à espera da abertura. De 2014 para cá, o cenário mudou.

Fechamento de lojas pelo mundo

Em outubro, a marca anunciou que 350 unidades seriam fechadas somente na Ásia e Europa. O número de pessoas que vai ao shopping diminui a cada ano. Apesar disso, a empresa controlada com mão de ferro pelo coreano Won Chang manteve o método de expansão acelerada que foi adotado desde a criação da F21 na década de 80.

Em contrapartida, fast-fashion concorrentes, como a Zara, investiram no crescimento das vendas online. Até hoje, a Forever 21 brasileira não trabalha com e-commerce. O casal Chang, outrora bilionários, estudam a venda da marca.

Sem representação no Brasil, a reportagem fez contato com o escritório de relações públicas que representa a fast-fashion nos Estados Unidos, mas não obteve retorno.

Moda