Topo

Inspira

Ideias para uma vida mais plena


"Machismo está tão entranhado que naturalizamos", diz Carolinie Figueiredo

Carolinie Figueiredo - Reprodução/Instagram
Carolinie Figueiredo Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

19/12/2019 16h18

Carolinie Figueiredo usou uma foto sexy para falar fazer uma reflexão hoje. A atriz de 30 anos acredita que o machismo está "tão entranhado que naturalizamos comentários, piadas e conselhos" sobre os corpos, roupas e até a maternidade.

"É como se as pessoas tivessem o direito de patrulhar nossas escolhas, nossa existência num corpo de mulher. Vão categorizando nossos corpos, nossos biquínis, as cores das nossas axilas, virilhas... vão nos 'enformando' em caixas e rótulos. Como se esperassem de nós, mulheres, sempre sermos jovens, novinhas, hipersexualizadas e disponíveis a aprovação do olhar do masculino. Somos viciadas em agradar pra sermos aceitas", declarou ela.

Para Carol, as mulheres da nova geração estão saindo dessa "bolha" e abrindo novos caminhos.

"Nós, bandeirantes desse tempo, vamos formando novas trilhas pra que outras de nós possam atravessar com mais liberdade, amor próprio e aceitação. Estamos juntas relembrando nosso direito de existir em liberdade no próprio corpo de mulher", completou.

Parte do processo coletivo que NÓS MULHERES estamos vivendo nessa geração é descolonizar o julgamento, as críticas e apontamentos sobre @seucorpodemulher . Assim como nossa roupa, nossa maternidade, nosso poder de escolha. . . . O machismo é algo tão entranhado que nós naturalizamos comentários, PIADAS, conselhos, dicas... é como se as pessoas tivessem o direito de patrulhar nossas escolhas, nossa existência num corpo de mulher. . . . Vão categorizando nossos corpos, nossos biquínis, as cores das nossas axilas, virilhas... vão nos enformando em caixas e rótulos. Como se esperassem de nós, mulheres, sempre sermos jovens, novinhas, hipersexualizadas e disponíveis a aprovação do olhar do masculino . Somos viciadas em agradar pra ser aceita!!! . . . Até que chega o momento do CHEGA. Aqui não. Só quem tem lugar de fala sabe o que é essa pressão de crescer com a sensação de desajuste, erro, incompletude, com a necessidade de mudar nosso corpo, nossa roupa pra se sentir pertencente. . . . E nós , mulheres dessa geração, vamos retirando antigos matos pra abrir novos caminhos. Vamos precisar RESTAURAR e plantar uma nova espécie. Nós, bandeirantes desse tempo, vamos formando novas trilhas pra que outras de nós possa atravessar com mais liberdade, amor próprio e aceitação . Estamos juntas relembrando nosso direito de existir em liberdade no próprio corpo de mulher. . . . E se você também está nesse caminho diga aqui embaixo como estamos fazendo juntas nessa travessia . #marqueumamulher @raelbarja @umbarja #tbt

Uma publicação compartilhada por Carolinie Figueiredo (@carolinie_figueiredo) em