PUBLICIDADE

Topo

Lipe, do De Férias Com Ex, tem comportamento abusivo em reality; entenda

Lipe e Yasmin, do De Férias Com o Ex - Reprodução
Lipe e Yasmin, do De Férias Com o Ex Imagem: Reprodução

Marcos Candido

De Universa

13/12/2019 16h57

Você talvez não o conheça ou talvez torça para que ele padeça na própria toxicidade, mas as atitudes de Lipe Ribeiro, do "De Férias Com Ex: Celebs", tem sido um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

No episódio exibido pela MTV nesta quinta (12), algumas mulheres do reality brigaram e alertaram que Yasmin Burihan, outra participante, é manipulada e passa por um relacionamento abusivo nas mãos de Lipe.

A participante Anny Borges chegou a chamá-lo de "machista escroto" em defesa da amiga. Yasmin não foi a única. Marcelle Casagrande, também foi jogada de um lado pro outro por ele.

Caso pareça sânscrito ou millennial demais, o "De Férias Com Ex" é um programa de televisão em que jovens e seus respectivos ex passam férias em uma praia paradisíaca.

Relacionamento abusivo

Não é incomum que mulheres em relacionamentos abusivos pareçam "cegas" ou mesmo "surdas" a conselhos que recebem de amigas ou da família.

A culpa não é dela. Os relacionamentos abusivos perpetuam o chamado "ciclo da violência", no qual o homem manipula e agride psicologicamente e depois volta, arrependido, fazendo juras e dizendo que vai melhorar.

O Ministério Público de São Paulo lançou neste mês até mesmo uma cartilha que explicar "ensurdecimento" de uma mulher vítima de relacionamento abusivo. Veja abaixo:

1. Confie na atitude, não nas palavras

Se ele tem atitudes explosivas, te critica com muita frequência e na frente de outras pessoas e manifesta crises de ciúme, não adianta jurar amor eterno entre um ou outro chilique. O tratamento precisa ser respeitoso o tempo todo.

2. Seu espaço é só seu

Não abra mão do que você gosta de fazer porque o namorado critica suas escolhas. Faça uma lista com amigos e familiares que mais ama, lugares que gosta de frequentar e roupas que gosta de vestir. Guarde essa lista e não mude nada nela por causa do crush.

3. Namorada legal também diz não

Dizer não é normal. E não significa que você é uma péssima namorada. Quer dizer, apenas, que está respeitando suas vontades e seus limites. Mantenha-se assim.

4. Preserve sua independência

Frases como "larga tudo e fica comigo" ou "eu vou te dar a vida de princesa que você merece" podem ser um sinal de abuso no futuro. Não largue nada e se concentre em construir, você mesma, a vida que acha que merece.

5. Isolamento é perigoso

Ele pode te pedir para não andar mais com aquela sua amiga, ou com um parente seu ou com qualquer outra pessoa de que você gosta. Essa é uma estratégia para te isolar e depender só dele. Perigo certo.

6. Fuja da montanha russa de emoções

Em um dia está tudo lindo, no outro, ele explode. Soa familiar? O guia tem duas perguntas importantes para serem respondidas: as pessoas dizem, em tom de preocupação, que você está diferente depois que começou a namorar? Você já teve medo do seu namorado alguma vez? Se responder sim para alguma dessas questões, cuidado: seu namoro está te fazendo mal.

7. Seu amor não vai mudá-lo

A única pessoa que pode mudar o comportamento do garoto é ele mesmo. Não se engane achando que você vai conseguir fazer isso. As explosões de impaciência que acontecem com frequência não vão sumir, mesmo que, depois delas, ele venha todo mansinho pedir perdão e dizer que te ama.

Violência contra a mulher