Topo

Ana Cañas exalta corpo e pelos femininos: "Fogo no patriarcado"

Ana Cañas, cantora paulistana, faz shows em ocupações e saraus  - Keiny Andrade/UOL
Ana Cañas, cantora paulistana, faz shows em ocupações e saraus Imagem: Keiny Andrade/UOL

De Universa

27/07/2019 10h26

Ativa nas redes sociais quando o assunto é feminismo, Ana Cañas foi ao Instagram exaltar o corpo feminino - e os pelos, que ainda são alvo de tabu.

Em foto repostada nesta sexta (26), em que aparece uma mulher não-depilada, a artista faz uma reflexão:

"Bora desconstruir a idéia de "feminilidade"? nossos corpos, nossas regras. pêlos são uma escolha, não pode ser uma imposição. primeiro passo: respeitar. segundo: aprecieeee sem moderação. fogo no patriarcado", escreve.

A cantora repostou o destaque de Universa no dia seguinte e disse estar chocada com os comentários negativos:

"INACREDITÁVEL a quantidade de comentários machistas (incluindo os de muitas mulheres) no post da mina com os pêlos à vonts - postado ontem.
tô de cara.
porquê os pêlos incomodam tanto?
porquê a LIBERDADE de uma mulher com seu próprio corpo incomoda tanto?
o patriarcado segue tolhendo a liberade individual / coletiva quando se trata da autonomia dos nossos corpos e isso vai da estética ao prazer, passando pela padronização e muitas outras camadas de silenciamento, opressão e violência.
entre os que entram para ofender, os que utilizam o argumento "isso é falta de higiene" (oi?) e a enxurrada de minions que invadiu o post para me xingar, sigo FORTEEEEE na missão de denunciar e desconstruir essas estruturas que nos oprimem e cerceiam.
torço para que, um dia, os pêlos no corpo de uma mulher não sejam um ESPANTO nacional, mas sim a atual máquina fascista que vem triturando os direitos das minorias nessse país.
até lá, meu KOO peludo pra esse patriarcado ESCROTO.
RESPEITA as mina as mâna as môna!!!
FOGO FOGO FOGO"

Não é a primeira vez que a cantora fala sobre a questão de pelos em seu Instagram com reposts de outros perfis inspiradores:

Autoestima