Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Por que Marquezine e Bündchen estão com foto azul misteriosa no Instagram?

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Da Universa

01/07/2019 14h54

Se você acompanha a vida dos famosos com frequência no Instagram deve ter percebido que alguns deles mudaram sua foto de perfil no aplicativo, usando agora apenas um ícone com a cor azul. Entre essas personalidades estão Bruna Marquezine, Gisele Bündchen, Demi Lovato, Naomi Campbell, entre outras.

O motivo para essa mudança é de alcance internacional em solidariedade aos ativistas e vítimas do Sudão, país africano localizado no litoral do Mar Vermelho. Em meio a uma crise humanitária, muitos famosos se manifestaram contra o atual governo.

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Com centenas de mortes executadas pela junta militar, há dados ainda que mais de 500 mulheres no país tenham sido vítimas de violência sexual.

O número não é certo, já que o governo local está tentando impedir a propagação desses casos. Afirma-se que a população do Sudão teve a internet desligada para evitar a disseminação do que que está ocorrendo por lá nas últimas semanas.

Por trás do #BlueForSudan está Mohammed Mattar, um estudante sudanês vítima de um genocídio ocorrido no dia 3 de junho desse ano, em que o mesmo tentava proteger duas mulheres durante o caos numa sede militar, se tornando um ícone para a resistência no país.

Em sua homenagem, diversos amigos e familiares passaram a usar a foto do jovem em seus perfis e mais tarde foi criada hashtag em questão, devido ao fato dessa cor ser a sua preferida e ter sido sua foto de perfil durante anos em suas redes sociais.

O intuito para que pessoas famosas, como Bruna Marquezine e Gisele Bündchen, usem essa imagem é para trazer visibilidade para o conflito, amplamente disfarçado em noticiários mundiais. A cantora Rihanna também se posicionou sobre a série de violências.

"Eles estão atirando nas casas das pessoas, estuprando mulheres, queimando corpos, jogando no Nilo como vermes, atormentando pessoas, urinando nelas, fazendo-as beber água de esgoto, aterrorizando as ruas. Além de impedir os muçulmanos de irem à oração. Há um apagão da internet! Por favor, compartilhe. Conscientize-se."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Transforma