Topo

A atriz Erika Januza é "criticada" no Instagram por namorar um homem branco

Da Universa

31/03/2019 20h04

Erika Januza aproveitou uma viagem para a Orlando, nos Estados Unidos, para publicar uma foto com o namorado, o empresário Victor Evangelista. O que era para ser um post romântico no Instagram virou um debate nos comentários, com seguidores chamando a atriz de "palmiteira" por namorar um homem branco.

Uma seguidora parabenizou a artista, mas pontuou que ficou surpreendida. "Confesso que esperava ter ver com um negro lindo assim como você, mas a escolha é sua", escreveu a fã. Em contrapartida, choveu comentários de seguidores a acusando de "palmitar".

A gíria é usada para criticar pessoas afro-descendentes que firmam relacionamentos amorosos com pessoas brancas, em vez de se relacionar com pessoas da mesma etnia. Segundo especialistas, homens negros, principalmente, tendem a ter namorar ou casar com mulheres brancas porque elas representariam uma "mudança de status". Este movimento abandonaria mulheres negras, que seriam, em sua maioria, objetificadas e não seria consideradas como "namoradas" ou "esposas".

"Nunca consegui namorar um homem negro, eles sempre preferem as brancas e loiras. Também sou casada com um homem branco. Temos que gostar de quem gosta da gente", apoiou outra seguidora.

O usuário Matheus Moreira observou que, por fim, a maioria das críticas vinha de homens negros e fez questão de chamar a atenção das pessoas. "Não é porque você está em um movimento que isto te impede de reproduzir atitudes machistas", escreveu o seguidor de Erika Januza, que não se manifestou sobre os comentários em sua rede social.