'Squirting' é xixi? De onde sai? 9 perguntas e respostas sobre o tema

Por ser algo muito incomum, a ejaculação feminina (também chamada de squirting) desperta muita curiosidade. Afinal, ela é tudo aquilo que se vê no pornô?

Entre as dúvidas estão o que tem exatamente no líquido que algumas mulheres "esguicham", se toda mulher pode ter e até mesmo se existe uma posição sexual específica para ejacular.

Confira o que é real e o que é mito sobre ejaculação feminina:

O que significa squirting?

O ato, que significa esguichar, em inglês, pode acontecer de duas formas: literalmente esguichando, o que, segundo especialistas, só atinge 2% das mulheres, ou molhando bastante a superfície onde a mulher está.

É xixi?

Não, porém, segundo um estudo do Hospital Central de Okayama (Japão), publicado no International Journal of Urology, a urina é o principal componente do líquido liberado pela vagina durante a relação sexual, que também pode conter fluido espesso e esbranquiçado liberado pelas glândulas de skene (estruturas minúsculas que fazem a drenagem na uretra).

Toda mulher pode ter?

Acontece com uma em cada 10 mulheres, já que nem toda mulher tem as glândulas de skene no corpo. É estimulado por uma série de fatores; não basta apenas ter nascido com as glândulas. A mulher precisa estar muito excitada e ser estimulada de forma específica para ejacular.

Continua após a publicidade

Tem posição sexual específica para ejacular?

Na maior parte das vezes, o estímulo da parede anterior da vagina, a parte interna da frente, é que incentiva a ejaculação. Algumas posições podem facilitar esse estímulo, mas tudo depende da inclinação do corpo. Sentar sobre o pênis é uma delas. Ainda assim, não significa que sempre que a parede for estimulada, a mulher vá ejacular.

O líquido sai do canal vaginal ou da uretra?

De nenhum dos dois. O líquido fica guardado nas glândulas de skene e é expelido por elas, por um terceiro buraco quase imperceptível que fica na vulva. Uma mulher pode ejacular de 20 ml até 1 litro.

Pompoarismo pode estimular a ejaculação?

Especialistas concordam que sim. O pompoarismo é um exercício que tonifica os músculos da vagina e dá à mulher mais controle sobre o órgão sexual. Mulheres que fazem exercícios vaginais têm as sensações afloradas durante o sexo e isso aumenta o tesão, que é um fator importante para a ejaculação.

Continua após a publicidade

O que a mulher sente quando vai ejacular?

A sensação primária é de vontade de fazer xixi. Como as glândulas de skene estão muito próximas à bexiga, ela acaba sendo estimulada por tabela. Depois, a vontade passa e vem a sensação do prazer, com o orgasmo.

Dá para ejacular com masturbação?

Sim, é possível quando a mulher conhece o próprio corpo e consegue manter um nível alto de excitação sozinha. A ajuda de um vibrador ou um brinquedinho é bem-vinda.

O sexo fica mais gostoso com squirting?

Especialistas concordam que não necessariamente e que a ejaculação feminina é só mais uma característica do corpo.

Continua após a publicidade

Fontes: Cátia Damasceno, sexóloga e especialista em relacionamentos. Paula Napolitano, sexóloga e terapeuta sexual. Cristiane Schneckenberg, ginecologista e autora do livro sobre sexualidade "Um Espelho para Vênus".

*Com reportagens publicadas em 11/01/2019 e 18/09/2022

Deixe seu comentário

Só para assinantes