Topo

Papo de vagina

"Já vou para encontros usando": elas contam por que amam camisinha feminina

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Carolina Prado

Colaboração para Universa

26/04/2018 04h00

A camisinha feminina oferece autonomia para a mulher se proteger da Aids e de outras DSTs, além de evitar uma gravidez indesejada. E pode ser colocada horas antes da relação, sem prejuízo de eficácia. Por essas e outras razões, algumas mulheres são fãs declaradas do preservativo. Veja abaixo o que elas dizem sobre o método.

“Parece que não estou usando nada”

“Eu prefiro usar a camisinha feminina do que a masculina por que ela oferece mais sensibilidade, parece que não estou usando nada. Sem contar que protege mais, porque cobre até a parte externa da vulva. Tem mulher que acha que é um bicho de sete cabeças colocar, mas é supersimples, eu coloco durante a relação mesmo. Tem um defeito apenas, é muito cara. Uma unidade custa cerca de R$ 10. Para mim, que não utilizo outro forma de anticoncepcional, é inviável comprar o preservativo todas as vezes em que vou transar.”
Luana, 24, auxiliar de faturamento

“Você pode terminar e continuar com o pênis lá dentro, de amorzinho”

“No começo do meu namoro a gente teve muito problema com o sexo, na hora de colocar a camisinha, meu namorado ficava nervoso e perdia a ereção. Um belo dia, eu sugeri para ele tentarmos a camisinha feminina. Coloquei antes de transarmos, sozinha, e as coisas fluíram perfeitamente bem. A gente realmente conseguiu transar. E tem uma vantagem que eu amo demais, que é não ter a obrigação de tirar logo que acaba o sexo, como acontece com a masculina por risco do sêmen vazar. Você pode terminar o ato e continuar com o pênis lá dentro, de amorzinho, por alguns minutos.”
Lethicia, 21, estudante

Veja também

“Me sinto segura em relação ao stealthing”

“Tive uma experiência péssima de stealthing, o cara tirou o preservativo durante o ato sexual sem me avisar. Uma forma clara de violência e abuso que eu não quero viver novamente. Com a camisinha feminina eu me sinto mais empoderada e segura em relação a isso, já que não tem como o cara retirar o preservativo sem que a mulher note. O controle é meu e, por isso, eu fico mais confiante e relaxada para curtir o sexo. O único cuidado é sempre trocar de posição e se certificar de que a penetração ocorra dentro do preservativo.”
Josi, 29, psicóloga

“Eu coloco antes de sair para um date”

“Eu trabalhei um tempo na área de saúde e recebia treinamento de métodos contraceptivos corriqueiramente. Foi assim que conheci a camisinha feminina. Eu prefiro usar pela praticidade de poder colocar antes de sair para um encontro. Coloco em casa mesmo ou num restaurante, por exemplo, antes de nos encaminharmos para o motel. Nenhum parceiro se surpreendeu negativamente com eu já estrar preparada, pelo contrário eles gostam de não precisar quebrar o clima para se proteger. Tem uma estranheza pelo formato, não vou negar, mas quando eles percebem o quanto ela é confortável para todo mundo, isso passa rapidinho.”
Paula,36, consultora de turismo

“Estou preparada antes mesmo de o cara pensar em recusar a usar preservativo”

“Eu uso com frequência porque acho prático, consigo colocar antes da transa –geralmente, aproveito a hora que ele está tomando banho– e por ser um contraceptivo sem hormônio e antialérgico, diferente do látex da masculina (meu parceiro atual é alérgico ao látex). Ao usar, eu fico no comando da proteção, estou preparada antes mesmo de o cara pensar em recusar a usar preservativo, o que já aconteceu comigo. Agora, quando o boy vê, eu já estou com ela.”
Cristina, 25 anos, professora

Papo de vagina