Topo

Universa

Mulheres que ganham mais trabalham menos em casa, aponta estudo

Mulheres no trabalho; coach - Getty Images
Mulheres no trabalho; coach Imagem: Getty Images

03/03/2018 17h05

Salário mais alto, menos trabalho para as mulheres casadas em casa. Foi a essa conclusão que um estudo do Instituto Sócio Econômico de Luxemburgo chegou ao analisar durante os últimos 30 anos como famílias americanas dividem as tarefas domésticas.

Quando a diferença nos salários de marido e mulher é até 10%, as mulheres tendem a fazer 14% menos das tarefas de casa. Metade desse efeito é consequência do maior ganho do casal, que pode pagar alguém para fazer o trabalho. A outra se relaciona com o maior poder de barganha da esposa na hora da divisão. De acordo com a pesquisa, quando a mulher ganha mais, os maridos se veem obrigados a ter que trabalhar mais em casa.

Veja também: 

A pesquisa mostra que a maior igualdade na divisão das tarefas domésticas acontece porque a diferença salarial entre homens e mulheres diminuiu ao longo das últimas três décadas.

As conclusões do estudo mostram que se os salários de homens e mulheres fossem mais similares, as mulheres teriam 18% mais chances de estarem em tempo integral no mercado de trabalho.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Universa