Mulheres que ganham mais trabalham menos em casa, aponta estudo
Salário mais alto, menos trabalho para as mulheres casadas em casa. Foi a essa conclusão que um estudo do Instituto Sócio Econômico de Luxemburgo chegou ao analisar durante os últimos 30 anos como famílias americanas dividem as tarefas domésticas.
Quando a diferença nos salários de marido e mulher é até 10%, as mulheres tendem a fazer 14% menos das tarefas de casa. Metade desse efeito é consequência do maior ganho do casal, que pode pagar alguém para fazer o trabalho. A outra se relaciona com o maior poder de barganha da esposa na hora da divisão. De acordo com a pesquisa, quando a mulher ganha mais, os maridos se veem obrigados a ter que trabalhar mais em casa.
Veja também:
- O que fazer quando você é competente mas o chefe não para de pegar no seu pé
- Seguidores organizam movimento online para que Giba pague pensão
- Giovana Antonelli posta foto de cara limpa e dá sutil recado feminista
A pesquisa mostra que a maior igualdade na divisão das tarefas domésticas acontece porque a diferença salarial entre homens e mulheres diminuiu ao longo das últimas três décadas.
As conclusões do estudo mostram que se os salários de homens e mulheres fossem mais similares, as mulheres teriam 18% mais chances de estarem em tempo integral no mercado de trabalho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.