Pediatra dá dicas para deixar pratos favoritos das crianças mais saudáveis
A maioria dos pais enfrenta uma verdadeira batalha diária para incluir alimentos saudáveis nas refeições dos filhos. De tanto ouvir as queixas dos cuidadores em seu consultório, o pediatra Sérgio Spalter, do Hospital Israelita Albert Einsntein, de São Paulo, passou a dar workshops em que ensina receitas para os adultos driblarem a costumeira falta de boa vontade das crianças em relação às frutas, verduras e legumes.
Segundo o especialista, pequenos truques podem tornar pratos, que fazem sucesso com o paladar infantil, mais ricos em nutrientes. "Um caminho é agregar ingredientes que tornem a comida mais saudável", afirma Splater.
O pediatra, por exemplo, criou uma versão caseira da tradicional pizza em que a massa é feita, meio a meio, com farinhas branca e integral e enriquecida com abóbora japonesa, cozida e amassada.
No preparo da pizza, Spalter ainda deu um jeito de incrementar o molho de tomate, colocando cenouras cozidas. A dica vale tanto para o molho caseiro quanto o industrializado. O preparo pode também acompanhar o espaguete, outro prato que é sucesso garantido com crianças. "Um molho branco pode ser enriquecido com inhame. Já fiz para várias crianças e elas não estranharam o sabor", diz.
Ricos em ferro e vitamina A, os temperos verdes, como salsinha e manjericão, podem ser usados para reforçar as comidinhas das crianças. "São melhores do que alho e cebola", fala o pediatra. Salsinha batida com azeite e temperada com sal a gosto pode ser pincelada sobre a pizza, que ganha mais pontos no ranking da alimentação saudável.
Outra ideia dada por Spalter é cozinhar um ou mais maços de espinafre em água e sal, bater no liquidificador e coar. Depois de esfriar, a mistura pode ser colocada em forminhas de gelo e ser usada no preparo das refeições das crianças em vez de caldo de legumes industrializado.
Para o médico, os pais devem dosar entre "esconder" vegetais em pratos que os filhos gostem, caso da pizza e do molho citados, e apresentá-los como são de fato nas refeições. "O importante é que a criança não deixe de se beneficiar dos alimentos."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.