Topo

Conheça os cuidados específicos para a pele masculina no verão

26/11/2009 20h02

Os homens começaram a perceber que os cuidados com a beleza além de trazer bem estar são uma questão de saúde. Como as necessidades da pele masculina são diferentes das da feminina, HORA H foi atrás de especialistas para saber como se deve cuidar corretamente da pele no Verão. Saiba quais são os principais problemas que aparecem neste período, a importância do protetor solar e como usá-lo de forma correta. De quebra, a coluna traz um apanhado de produtos que podem ajudar nessa tarefa diária que previne muitos problemas no futuro.

 

Divulgação

 

MAIS DE 50 PRODUTOS PARA CUIDAR DA PELE MASCULINA

A pele do homem geralmente é mais oleosa e com o tempo quente aumenta a sudorese (transpiração), o que favorece a infecção por fungos, foliculites (pelos encravados) de barba, tórax e coxas, e miliária (brotoeja). "Os cuidados com fotoproteção e o uso de roupas leves em tecido natural (algodão) ajudam a prevenir essas complicações", explica o dermatologista Agnaldo Augusto Mirandez.

Ele recomenda que o homem faça diariamente uma limpeza com sabonete ou loções para remover impurezas e excesso de oleosidade, com produtos adequados para o tipo de pele, além de usar filtro solar diariamente nas áreas expostas ao sol. Para o médico, é importante ainda fazer esfoliação uma ou duas vezes por semana para remoção das células mortas das camadas mais superficiais da pele, o que evita a obstrução dos poros, e o uso de tecidos naturais, mais adequados ao calor.

Muita gente acredita que só é preciso usar protetor solar na praia ou piscina. A médica Carolina Ferolla explica que esse cuidado deve sere diário, mesmo nas cidades. "Ao sairmos à luz do dia estamos nos expondo à radiação solar, que tem efeito cumulativo sobre a pele, então a proteção deve ser diária, para evitar problemas a longo prazo", avalia.

Em 1977, cientistas britânicos detectaram pela primeira vez a existência de um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida. Desde então, têm se acumulado registros de que a camada está se tornando mais rarefeita em várias partes do mundo. Nos Estados Unidos, maior parte da Europa, norte da China e Japão, estima-se que já tenham sido perdidos 6% da proteção de ozônio. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) calcula que cada 1% de perda da camada de ozônio cause 50 mil novos casos de câncer de pele.

Para o dermatologista Cristiano Tárzia Kakihara há pelo menos cinco boas razões para se recorrer ao protetor solar:

1. Os raios solares podem causar câncer de pele e o envelhecimento precoce, acompanhado de rugas e manchas;

2. Os raios podem penetrar através de alguns tecidos, portanto, não confie nas roupas como proteção;

3. As nuvens filtram apenas 20% dos raios solares; portanto, o protetor solar deve ser utilizado mesmo em dias nublados, durante atividades físicas e passeios, e, principalmente por pessoas que trabalham ao ar livre;

4. Muitas superfícies como areia, concreto e água refletem os raios nocivos do sol. Portanto, em áreas abertas, é necessário utilizar protetor solar, mesmo à sombra;

5. A proteção solar deve ser feita em todas as idades e todos os dias.

Para se obter a maior proteção possível contra os efeitos nocivos do sol, há algumas dicas que devem ser observadas:

1. Passe o filtro solar de 30 a 45 minutos antes de se expor ao sol, para que ele possa ser absorvido e ocorra a reação do filtro com a pele --por isso nada de passar o filtro só quando chegar à praia ou piscina;

2. A segunda aplicação do protetor resulta em uma proteção três vezes superior, por isso, estudos recentes preconizam que a reaplicação deve ser feita de 15 a 20 minutos após a primeira e não somente após duas horas, como se pensava antes; depois deste período pode-se usar a cada 2 horas (dependendo de quanto você entrar na água ou suar);

3. O protetor não é eterno. Ele deve ser reaplicado mesmo que você não entre na água;

4. A quantidade necessária de protetor é de mais ou menos 2 mg por cm² de pele (mais ou menos uma colher de chá);

5. Evite o sol no período entre 9 e 17 horas.

Mirandez lembra que, para resguardar a pele, é fundamental usar protetores solares com fator de proteção solar (FPS) acima de 20, protetor labial com filtro soltar e hidratante, além de roupas e acessórios como chapéus, viseiras e óculos escuros.

Colaborou com a coluna Paula Baraldi

Hora H agradece a colaboração do Dr. Agnaldo Augusto Mirandez, diretor da clínica Perfetta (SP); da Dra. Carolina Ferolla; Dr. Cristiano Tárzia Kakihara, membros efetivos da Sociedade Brasileira de Dermatologia.