Topo

Verão se divide entre retorno da agressividade e ingenuidade bufante e multicolorida

Look da Zigfreda traz blusa estampada e "hot pant", uma das tendências para o verão - Alexandre Schneider/UOL
Look da Zigfreda traz blusa estampada e 'hot pant', uma das tendências para o verão
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

CAROLINA VASONE<br>Editora de UOL Estilo

19/06/2007 23h57

De que lado você vai ficar quando o calor chegar? Não, a guerra não foi declarada (ou a trégua nunca dada...), mas a moda apresentada na edição Verão 2008 do São Paulo Fashion Week já está dividida em duas vertentes bem diferentes para a próxima estação.



Numa das trincheiras, o exército do continuísmo ataca, e aí, prepare-se para as formas arredondadas: bufantes, balonês, forma de "gota", tulipa. Todos eles encarnarão no corpo de um vestido que os pertença, desenhado e repetido por tantas marcas na passarela. Nesta mesma tropa, entra o comprimento curto, curtinho e curtíssimo, as estampas multicoloridas, menos florais e mais geométricas, com ênfase nos tons fluorescentes. Estes últimos, estão um pouco como a Suíça, em território neutro, jogando dos dois lados, com destaque para o pink e outras variações do rosa, que realmente transitam bem em ambos territórios. Na segunda posição bem longe, o amarelo cítrico. Nas cores, ainda, turqueza, azuis fortes e o laranja abóbora também dão o tom do verão das tendências que já vêm de outras estações.



Com uma cara alegre e um pouco ingênua, os "continuístas" têm adversário de peso. E ele parece mau, usa preto ainda que faça calor, quer sua mulher segura, forte, talvez até agressiva. Um pouco cansado de tanta gente emanando felicidade e arco-íris pelos poros, o lado inimigo quer trazer uma medida de violência de volta à moda. Para isso, lança mão do vestuário masculino reinterpretado nas peças femininas. Os elementos dos homens aparecem em jaquetas com um perfume de fraque, nas lapelas dos vestidos, nos bolsos das calças.



Como, no final das contas, todo mundo briga pela mesma coisa - e é a conquista do seu guarda-roupa - há também o uso de armas parecidas para se chegar à vitória. Cintura alta em pantalonas, drapeados, plissados, os famosos "hot pants" (shortinhos justos bem, bem curtos, quase calcinhas, também de cintura alta), o empréstimo de puxadores, tecidos e decotes nadadores do estilo esportivo estão entre as tendências comuns aos dois exércitos. Nos tecidos, o aspecto vinilizado, plastificado e siliconado cai como uma bomba de tecnologia no verão e aparece bastante nos "trench coats" e outros impermeáveis, tendência que surge, principalmente, entre os pacifistas, aquelas marcas que têm sua clientela muito específica e qualificada, que gosta de informação de moda sem afetação, e principalmente com conforto, caso de Huis Clos e Maria Bonita.