Topo

Mostra em Nova York de artista japonês terá loja da Louis Vuitton

26/03/2008 12h10

Nova York, 25 mar (EFE).- O Museu do Brooklyn, em Nova York, anunciou hoje que sua retrospectiva do artista Takashi Murakami, considerado o Andy Warhol japonês, incluirá a instalação de uma loja da marca de luxo Louis Vuitton como parte da exposição.

A retrospectiva de Murakami, organizada pelo Museu de Arte Contemporânea (MOCA), de Los Angeles, abrirá suas portas no Museu de Brooklyn de 5 de abril até 13 de julho.

Poderão ser vistas 90 obras do artista japonês, que, entre outros, desenhou peças para a Louis Vuitton.

A inclusão de uma loja de luxo como parte da exposição de Murakami pretende demonstrar o "complexo cruzamento de arte, cultura de massas, moda e comércio" praticado pelo artista e que já "faz parte integral de sua obra", explica o museu em comunicado.

Nessa loja, é possível comprar vários produtos com o monocromático logotipo da Louis Vuitton em cor, fruto da colaboração de Murakami com Marc Jacobs, diretor criativo da marca.

Jacobs descobriu Murakami, conhecido por suas imagens "superplanas" inspiradas em mangás, através da capa do catálogo de um leilão de arte contemporânea da Christie's, na qual aparecia uma de suas figuras icônicas.

Ele chamou-o imediatamente para ajudar a desenhar acessórios da temporada de primavera e, em particular, a alterar a aparência das emblemáticas bolsas de mão marrons que levam a sigla LV impressa em dourado.

Murakami, representante do chamado "New Pop", considera que a loja "não é uma parte da exposição, mas o coração da mesma", pois, para o artista, "une as características do conceito 'readymade', ou seja, objetos manufaturados que, quando colocados em uma galeria ou em um museu, passam a ser objetos de arte".

Louis Vuitton planeja doar parte das vendas de seus produtos em um jantar de gala que será organizado em benefício do museu e durante o qual também serão leiloadas algumas criações feitas por Murakami para a marca de luxo.