Topo

Por que ministro do interior da França defendeu publicamente topless nas praias

Sondagem mostra que prática do topless se tornou menos comum na França - BBC
Sondagem mostra que prática do topless se tornou menos comum na França Imagem: BBC

26/08/2020 10h50

Polêmica surgiu depois que polícia pediu para que mulheres que tomavam banho de sol sem parte de cima do biquíni se cobrissem.

A decisão da polícia de impedir mulheres em uma praia da França a fazer topless causou forte polêmica no país e provocou até uma reação do governo, que defendeu a prática.

O incidente aconteceu em uma praia em Sainte-Marie-La-Mer. Policiais abordaram três mulheres que tomavam banho de sol sem a parte de cima do biquíni após uma queixa de uma família de férias e pediu que elas se cobrissem.

Uma forte reação contra a polícia se seguiu ao episódio nas redes sociais da França.

Em apoio às mulheres, o ministro do Interior, Gérald Darmanin, tuitou: "A liberdade é um bem precioso".

Ele disse que era errado pedir às mulheres que vestissem roupas.

Não é ilegal tomar sol de topless na França, embora as autoridades locais possam proibir a prática com diretrizes sobre roupas.

Uma sondagem do site VieHealthy em 2019 mostrou que a prática é menos comum na França agora do que no passado. Também é menos recorrente do que em outros países europeus.

Segundo o levantamento, 22% das mulheres francesas entrevistadas haviam tomado banho de sol de topless, em comparação com 48% das espanholas e 34% das alemãs.

Incidente

Um comunicado de imprensa postado no Facebook pela polícia dos Pirineus Orientais disse que o incidente ocorreu na semana passada.

Dois policiais solicitaram a três mulheres na praia que cobrissem os seios, a pedido de uma família preocupada com as crianças presentes.

"Guiada pelo desejo de apaziguamento, a polícia perguntou às pessoas em questão se concordariam em cobrir os seios depois de explicarem o motivo de sua abordagem", informou a nota da polícia.

"Nenhuma ordem municipal proíbe essa prática (de topless) em Sainte-Marie-la-Mer."

Mas a ação da polícia gerou uma onda de críticas online. Alguns questionaram uma onda de "pudor" que varre a França, enquanto outros se perguntam se a prática agora estava proibida.

A porta-voz da polícia, tenente-coronel Maddy Scheurer, culpou a "falta de traquejo" dos dois policiais pelo incidente. "Você sempre me verá de uniforme", escreveu ela, "mas a prática de bronzeamento em topless é permitida na praia de Sainte-Marie-la-Mer."