Chacras: o que bloqueia cada ponto, quais os sintomas e como resolver

"O sentimento principal que bloqueia o chakra básico é o medo, e o que alinha é a coragem", explica a arquiteta e urbanista Tery Kanakura, especialista em Feng Shui, astrologia, neuroarquitetura e psicanálise.

E isso está muito relacionado a problemas na região do quadril e até mesmo dos joelhos.

Emocionalmente, o bloqueio do checka básico traz sintomas como: desequilíbrio descomedido, compulsões obsessivas, sexuais, alimentares, sendo a obsessão responsável por nos trazer dificuldade de desapego às coisas de ordem material, descreve o espiritualista Eduardo Miranda, da iQuilíbrio.

Para realinhá-lo, é importante investir na cor vermelha, com cristais nessa cor ou pretos como: granada, hematita, jaspe vermelho, ônix e obsidiana.

Daniel Alan Costa, presidente da Abranatu (Associação Brasileira de Naturopatia) e professor do curso de especialização em fitoterapia e plantas medicinais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, recomenda óleos essenciais amadeirados como vetiver, patchouli e cedro.

Já Kanakura indica tomilho, manjericão e gengibre.

Chakra sacral ou umbilical

Esse chakra está ligado à criatividade, por isso seu desalinhamento se relaciona à queda na capacidade de criar e se alegrar.

Também está ligado a culpas, bloqueios e fisicamente pode trazer problemas de libido e reduzir a vontade de buscar prazer: sabe quando o brilho some? Além disso, pode se manifestar com problemas intestinais e na coluna lombar.

Continua após a publicidade

Para realinhá-lo, as pedras indicadas são laranjas: "serpentina; olho de tigre; calcita laranja", enumera Miranda. Já Kanakura indica os óleos de ylang ylang, néroli, rosas, gerânio, patchouli e priprioca.

Chakra do plexo solar

Kanakura explica que esse chakra está ligado a quem somos: "é considerado a fonte de energia vital e se desequilibrado pode afetar negativamente o senso de identidade e vontade". Além disso, fisicamente ele afeta a região digestiva alta, como estômago, fígado e pâncreas, como explica Costa.

"Esse desequilíbrio afeta a nossa produtividade, passamos a procrastinar mais, pode haver um cansaço ou fadiga persistentes, além de depressão, ciúme, ressentimento e dores pelo corpo", enumera Miranda.

Para reequilibrá-lo, pedras amarelas como citrino, quartzo amarelo e topázio imperial e óleos como laranja, cravo e canela, limão, erva-doce, coentro e cardamomo.

Chakra cardíaco

Esse é um chakra importante, justamente por reger um órgão vital: o coração. "Ele é o responsável por receber e fazer agir em nós as energias do amor, portanto, seu desalinhamento pode gerar sobretudo problemas na saúde física, como por exemplo, infecções, problemas no sistema respiratório e principalmente, cardíacos", considera Miranda.

Continua após a publicidade

Para realinhá-lo, pedras de cores verdes como jade, esmeralda, aventurina e unakita e óleo essenciais como palmarosa, gerânio, pinho, eucaliptus, tea tree e rosa.

Chakra laríngeo

O chakra laríngeo, na garganta, está ligado à comunicação. "Pode trazer angústia e repressão dos sentimentos", considera Costa. Isso afeta as relações de modo geral: amorosas, familiares, de amizade e até de trabalho!

Para trazer novamente o equilíbrio, óleos essenciais de lavanda, camomila, sândalo, manjerona, bergamota, alecrim e pedras azuis claras como selenita, sodalita, turquesa e lápis lazuli. "Fala a verdade sem crueldade alinha esse chakra", considera Kanakura.

Chakra frontal

Aqui está o chakra que, quando dá problema, causa muita dor de cabeça! Literalmente. "Ele é responsável por todos os comandos de nosso corpo, e também é relacionado à nossa capacidade de absorver aprendizados, ter raciocínio lógico e também é dele que flui a intuição", enumera Miranda.

Continua após a publicidade

Para reequilibrar, invista em óleos essenciais de tangerina, cacau e bergamota, hortelã pimenta e alecrim. Além das pedras azurita, lápis lazuli e calcita óptica.

Chakra coronário

Por fim, o chakra coronário é o que conecta nossa mente com o universo e as energias primordiais da vida e quando em desequilíbrio traz problemas emocionais, mentais e psicológicos. "Quando este chakra se encontra desalinhado, ficamos sem fé, sem esperança, sem forças para fazer qualquer coisa, caímos na inércia de mente e corpo", considera Miranda.

É possível trazê-lo de volta ao eixo com óleos essenciais como lavanda, breu branco, jasmin, néroli, além dos cristais diamante e ametista.

Dá para prevenir que os chakras se desalinhem?

No dia a dia estressante que a sociedade atual nos impõe, principalmente nos grandes centros urbanos, vira e mexe nossos chakras vão se desalinhar. Para Costa, o primeiro passo para combater isso é se auto-observar: "uma vez que eu reconheço que estou ansioso, posso agora fazer a reflexão e buscar quais motivos me desestabilizam", considera. Ele indica perguntas para você entender qual chakra está causando esse sentimento:

Continua após a publicidade
  • Minha ansiedade é por medo e insegurança? Fortaleça o chakra básico;
  • É por culpa ou gatilhos traumáticos? Foque no chakra umbilical;
  • É por preocupação? Cuide do plexo solar;
  • É por impaciência, o fator tempo, pressão? Equilibre o chakra cardíaco;
  • Por angústia, não saber como me comunicar, me fazer entender? Fortaleça o chakra laríngeo.
  • Por excesso de pensamentos? Cuide do frontal;
  • Falta de presente, estar sempre no futuro, na fantasia? Equilibre o coronário.

Além disso, Miranda recomenda a análise dos ambientes em que você passa mais tempo: "Se for a inveja, raiva, enganação e coisas do tipo, você pode fazer uma simpatia simples com uma pedra ametista: é só posicioná-la no local, ela por si só tem o poder de trocar as energias do ambiente, retirando toda energias maléficas e liberando energias positivas, melhorando o clima no trabalho", ensina.

Deixe seu comentário

Só para assinantes