Topo

Soltos

Aceita que acabou: dez passos para não arrastar amores capengas para 2021

Bora desapegar? - Adobe Stoke
Bora desapegar? Imagem: Adobe Stoke

Colunista de Universa

30/12/2020 04h00

Vai chegando essa época do ano, e é quase impossível não pensar: mais um ano que eu não consegui fazer metade das minhas metas... Não tem jeito, dia 31 acabou, finito! Tudo que tínhamos prometido fazer esse ano, vai ter que ficar pro ano que vem.

Tudo bem que 2020 não conta porque teve a pandemia... Mas a frustração é inevitável. Esse final tão marcado traz uma dor e um luto do tempo que passou. Mas quando a gente olha para as relações em tempos de likes, muitas delas não têm um fim definido. Aí a gente vai acumulando um bando de amores de reticências, que talvez um dia, quem sabe, vão finalmente rolar. A má notícia é: muito provavelmente eles nunca vão rolar e você vai ficar entulhando seu celular e seu coração.

Aposto que no natal, um bando desses crushes te mandaram meme ou uma mensagenzinha fofa (#listadetransmissão) e você cogitou: "quem sabe ano que vem pode ser que role?" NADA DISSO, bora sair desse autoengano que só gera indigestão afetiva.

Então, pra te ajudar a fazer uma limpa nesse seu porão sentimental, vamos te dar 10 passos pra colocar os pontos finais por conta própria e começar um 2021 mais leve. Aceita que acabou, versão contatinhos.

1. Desapegue do tempo investido

Um dos maiores motivos que nos deixam presos nessas histórias é o tempo e a energia investidos. Não queremos "jogar fora todo esse esforço". Aqui é igual bolsa, tem ações que vão virando pó e o quanto antes você sair delas, menor o prejuízo. E pense que todos esses aprendizados que você teve com esse rolo (principalmente o que não fazer mais?) continuam dentro de você. Não existe tempo perdido, existe experiência de vida.

2. Se permita lidar com o vazio

Muita gente tem medo de desapegar dos crushes e ficar sem ninguém para pensar. Vamos relembrar vovó: antes só do que mal acompanhado. É quase um rehab a gente se permitir focar a nossa energia mental em outras coisas além da vida amorosa.

3. Troque o ator, mas mantenha o papel

É inevitável a gente ter expectativas em relação ao rolo. Ficamos pensando naquela viagem que ele mencionou ou em como seria legal um fim de semana na serra com o cachorro dele. Aí colocar um fim nesse rolo parece que estamos matando o tal labrador. Calma, você pode continuar com os planos mas sem personificar. Ele não é o único que pode te levar para Cabo Frio, desista do crush mas não desista dos sonhos.

4. Aceite o tamanho das coisas

Aqui de novo as malditas expectativas. Foi um rolo legal que durou um mês e você queria que tivesse durado um ano? Sim. Mas o que a gente gostaria está no campo do desejo. Desse jeito todas as histórias foram ruins porque não atingiram o nosso objetivo. Quando a gente olha o copo meio cheio, o que teve de bom nesse mês, rola um sentimento positivo. Você de alguma forma foi transformado por essa pessoa. E lembrando que valorizar o lado bom não é se apegar a ele.

5. Relembre das mancadas

Eu não sei vocês, mas eu tenho uma memória seletiva que se apega só aos momentos bons. De fato, acho isso muito positivo, mas quando o assunto é crush, rola um perigo da gente não conseguir desapegar, por que afinal de contas "ele é tão bom!" Relembre e coloque no papel todas as mancadas, as brigas, as faltas de respeito. Você vai ver que relembrar esse outro lado faz o desapego ser mais leve.

6. Não procure culpados

Volta e meia a coisa desanda e a gente fica achando que fez algo de errado. Aí fica revendo as mensagens para encontrar o momento onde a coisa desandou. Você não é culpado nem o outro. São emoções e sentimentos, você não controla os seus nem o outro controla os dele. Ele pode não ter sido legal com você, mas de que te serve ficar relembrando isso? Bola para frente! Faça como a Bela Gil, substitua a culpa (que é cheia de tóxicos) pelo perdão orgânico.

7. Se jogue no faxinão

Apague as fotos, as mensagens e jogue fora tudo que te deixa preso a essa pessoa. Lembrando que somos soltos sustentáveis, então aproveite que é final de ano e doe ursinhos de pelúcia, brusinhas e lembrancinhas. Inclusive vale deixar de seguir ou pelo menos silenciar o crush (e os amigos dele) nas redes sociais. O que os olhos não veem, o coração não sente.

8. Faça pra você

O ponto final é interno. Não é necessário envolver o outro nesse fim. É uma decisão interna. Não precisa mandar textão pro outro, fazer barraco, pedir satisfações. Resinifique esse amor dentro de você, até porque muitas vezes, só nós vivemos essa história do jeito que imaginamos. Fica mais possível quando a gente entende que depende só da gente.

9. Ritualize, à sua maneira

Carol já escreveu aqui na nossa coluna sobre como é poderoso ritualizar esse final. Faça do seu jeito, mas pare um tempo para ressignificar esse rolo, amor, casinho... A vida é feita de rituais: ano novo, natal, aniversário, carnaval. Foi a maneira que encontramos de sedimentar a passagem do tempo na nossa memória. Ritualizar é uma maneira de fazer seu inconsciente entender que acabou.

10. Respeite o processo

Acolha a frustração e a dor de cada fim. Eu sei que hoje queremos tudo para ontem, mas o coração tem um tempo próprio. Não precisa ficar feliz 15 minutos depois de ter apagado o contato e voltar com tudo para os aplicativos. Só a gente sabe o tamanho de cada história dentro da gente. E cada uma delas tem um "mini luto" e só passando por ele você vai conseguir desapegar.

Extra: mude por fora também

A neurociência diz que mudanças externas estimulam mudanças internas. Trocar o corte de cabelo, mudar os móveis de lugar ou fazer um novo caminho pro trabalho são modos de dar uma mexida dentro também. Comece um 2021 diferente, com novas perspectivas para você e pra sua vida amorosa.

FELIZ ANO NOVO! Que venha um 2021 cheio de potenciais e VACINA!