Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Sua carreira acabou': ameaça de Kanye a Kim é velha conhecida das mulheres

Kim Kardashian falou sobre seu divórcio com Kanye West - Reprodução/ Instagram
Kim Kardashian falou sobre seu divórcio com Kanye West Imagem: Reprodução/ Instagram

Colunista de Universa

17/03/2022 04h00

"A sua carreira acabou!" Segundo Kim Kardashian, essa maldição (e também uma forma de ameaça) foi feita pelo rapper Kanye West para sua ex, após a sepração do casal. A empresária fez essa revelação no trailer de "The Kardashians", novo reality show da famosa família que estreia em abril nos Estados Unidos no streaming Hulu e, por enquanto, segue sem estreia marcada no Brasil.

Kim e Kanye, para quem não sabe, travam uma briga daquelas por causa de um divórcio, com direito ao rapper agressivo nas redes sociais fazendo ameaças à influenciadora e a seu novo namorado. Tóxico é pouco.

Não é só a fofoca de celebridades que chama atenção nessa frase. Mas a lembrança e os gatilhos que elas trazem para quase todas as mulheres. Sim, muitas de nós já ouviram que "não eram tão boas assim" de namorados abusivos. Já escutaram namorados ou maridos fazendo pouco do seu trabalho e, nos piores casos, ouviram esse tipo de ameaça: "sua carreira já era!" "Você vai ver!" "Sem mim você não consegue se sustentar!".

Isso acontece muito. Infelizmente.

E o terrorismo desse "você não vale nada", além de comum, é sério.

Muitas de nós, mesmo sem esse empurrão do "parceiro" já sofrem de Síndrome de Impostora e acham que sua capacidade profissional é uma farsa que um dia vai ser descoberta. Isso acontece até com mulheres que são, por exemplo, PHD em astrofísica.

Junte um homem falando que você "está acabada" com a Síndrome do Impostora e o resultado pode ser paralisante. Sim, já vi mulheres geniais se acharem burras depois de tais decretos feitos por namorados.

"Um dia você vai ver o que é a decadência!". Essa maldição foi dita para mim aos berros pelo homem mais abusivo com o qual já me relacionei durante uma briga que (benza, Deus!) culminou no fim do relacionamento.

Por que diabos ele resolveu colocar a minha carreira profissional no meio da briga? Para tentar me diminuir, claro. Ou deixar claro que, na lógica dele, "um dia eu ia ver", ou um dia, eu "ia voltar para o meu lugar de insignificância (seja lá o que isso significa).

Faz quase 20 anos que isso aconteceu. Ainda não acho que tenha conhecido a decadência (seja lá o que isso significa). Mas a maldição me marcou e machucou, tanto que eu me lembro disso até hoje.

Esses homens, além de tudo, se acham muito poderosos, não? Desde quando um sujeito poderia acabar com a carreira de Kim Kardashian, uma das empresárias mais bem-sucedidas da atualidade? Falando com pessoas importantes? Contando segredos do casal para "Deus e o mundo"?

Sim, esse tipo de ameaça existe. E não é só com as celebridades. O que elas têm em comum? A vontade de fazer a gente se achar um lixo (e na maioria das vezes funciona) e nos assustar.

Não, nenhum namorado ou ex vai acabar com sua carreira ou destruir a reputação profissional. O que eles causam é um estrago emocional, mas disso, com ajuda das amigas e terapia, a gente resolve.