Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Morte de Ilana não justifica ódio a mulheres que denunciaram Renato Kalil

Ilana Kalil: nutricionista e instrumentadora cirúrgia - Reprodução/Instagram
Ilana Kalil: nutricionista e instrumentadora cirúrgia Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista de Universa

16/03/2022 04h00

A notícia da morte da nutricionista Ilana Kalil é trágica e nos pegou de surpresa. Ilana era casada com o médico Renato Kalil, acusado por mulheres de violência obstétrica e abuso sexual.

Segundo depoimento de Kalil no boletim de ocorrência, ela teria cometido suicídio na madrugada de segunda-feira (14), o que torna tudo ainda mais triste e chocante.

Nesses momentos de tragédia, é comum que a gente tente procurar culpados para tentar entender melhor o que houve ou achar que algo faz sentido. Só que uma coisa séria está acontecendo: algumas pessoas resolveram culpar as mulheres que denunciaram a conduta de Renato Kalil pela morte de Ilana. A culpa tem caído, sobretudo, na blogueira e influenciadora Shantal Verdelho, que foi a primeira a denunciar a violência que teria sido praticada pelo médico durante o parto da filha dela.

A influenciadora teve que fechar os comentários do seu Instagram devido ao número de mensagens a acusando pela morte da esposa do médico. Isso é absurdo.

Shantal não foi a única a denunciar Kalil. Depois dela, pelo menos mais sete mulheres, entre pacientes e funcionárias, fizeram denúncias contra ele. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo.

Quando as primeiras denúncias contra o médico vieram à tona, em dezembro de 2021, muitas pessoas cruéis e sem noção resolveram ir ao Instagram de Ilana e atacá-la, o que também é absurdo, já que ela nunca foi suspeita de nada. Quem era acusado era o seu marido. Não ela. Agora, o mesmo acontece com Shantal e outras vítimas que o denunciaram.

E, não, definitivamente, elas não causaram a morte de ninguém. Apenas denunciaram um comportamento abusivo e criminoso que de fato precisa ser denunciado.

Elas não podem, depois de tudo que passaram, ser apontadas como culpadas pela morte de Ilana Ninguém aqui sabe exatamente o que aconteceu. Muitos fatores podem estar envolvidos, mas isso é com a polícia, médicos, familiares e amigos.

O que podemos fazer agora é respeitar a memória dela. E também pedir que as pacientes que foram vítimas de Kalil também sejam respeitadas. É justo que mulheres sofram e sejam culpabilizadas por todos os lados? As vítimas levarão a culpa de novo?

Não temos muitas certezas em relação ao caso, mas dá para afirmar que tanto Ilana quanto as pacientes sofreram muito e foram vítimas. Agora, só podemos pedir que elas tenham paz.

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.