Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Máscara de marca? Aura, da 3M, não protege mais que similares mais baratas

Recomendação atual dos cientistas é trocar as máscaras de tecido por modelos PFF2. Mas precisa ser das caras? Especialistas garantem que não. - Divulgação
Recomendação atual dos cientistas é trocar as máscaras de tecido por modelos PFF2. Mas precisa ser das caras? Especialistas garantem que não. Imagem: Divulgação

Colunista de Universa

23/03/2021 04h00

Cientistas do Brasil e do mundo concordam. No atual momento da pandemia, com o conhecimento que já temos e com o risco de contágio maior devido às variantes, é recomendado que a gente troque as máscaras de tecido por modelos PFF2, aquelas que são usadas pelos médicos.

Na Alemanha, onde moro, a máscara PFF2 é extremamente recomendada. Em transporte público, supermercados, farmácias e outros poucos locais abertos, é obrigatório o uso da máscara PFF2 ou cirúrgica. Mas olhando as fotos de amigos e de pessoas famosas no Brasil, notei que muita gente estava usando um tipo especial de PFF2, a Aura, da fabricante 3M. Vi também muita reclamação sobre os preços dessa máscara e sobre a dificuldade de encontrá-la.

Na Alemanha, nunca vi ninguém usando uma "Aura", apesar de ser possível comprar em lojas online. Nem a chanceler Angela Merkel usa essas máscaras caras. Ela usa uma PFF2 comum, que até virou uma de suas marcas registradas.

O que será que essa "Aura" da 3M tem? Ela é cara. Essa é a principal diferença.

Comparei o preço entre a Aura e a PFF normal e fiquei chocada. Na segunda-feira (22), nos sites de venda online, a máscara Aura da 3M custava entre 60 e 80 reais a unidade. Um pacote com cinco máscaras custava cerca de 200 reais. No caso da PFF2, o pacote com cinco máscaras saía por cerca de R$ 35. Um de dez custava R$ 50. Ou seja, as pessoas estão pagando cinco vez mais por uma máscara.

Por quê? Existe algum mistério que não sabemos? A Aura protege mais?

Conversei com o biólogo Pedro Fernandes, um dos responsáveis pela campanha "FPP para todos", que visa justamente dar informação sobre máscaras boas e acessíveis. E... surpresa: ele diz que a máscara com preço ok e a que custa os olhos da cara protegem da mesma forma.

"Toda máscara PFF é padronizada, testada e certificada e garante o mesmo grau de proteção. A 3M é líder mundial em diversos setores e produz, não só a Aura, como outros modelos mais baratos tão eficientes quanto"

Ou seja, a máscara é, sim, muito boa e confortável. Mas oferece a mesma proteção que a máscara que custa mais de cinco vezes menos!

Como assim? Então, as pessoas estão tão desesperadas por causa da máscara 3M porque ela está na moda?

De certa forma, podemos dizer que sim.

"A Aura da 3M utiliza um formato dobrável de 3 painéis, ao invés dos dois painéis tradicionais. Por isso acabam chamando atenção e fixando na memória das pessoas. Por serem mais caras, acabam sendo usadas por pessoas de maior poder aquisitivo, o que também ajuda a dar uma impressão de algo que protege mais", diz Pedro.

Ou seja, as máscaras viraram mania porque elas são mais caras, como se fosse uma Mercedes-Benz das máscaras, ou uma bolsa Chanel.

Mas como saber se uma máscara PFF é boa se ela não tem marca? Será que por ser muito barata ela é falsificada? Não. "A PFF é um item barato, então achar uma a 1 real não é, por si só, um sinal de ser um produto de baixa qualidade ou falsificado", diz Pedro. Leia abaixo algumas dicas do biólogo de como comprar máscaras boas (que não custam os olhos da cara):

1. As PFFs nacionais utilizam elásticos que passam pela cabeça. Há algumas importadas que possuem elásticos que prendem nas orelhas (é o modelo que Angela Merkel usa, por sinal). O biólogo explica que existe uma diferença entre a máscara K95 (importada) e a FPP2-N95. "As K95 não são testadas no Brasil, então não temos essa certificação, mas mesmo assim são melhores que as máscaras de pano ou as cirúrgicas comuns."

2. Toda PFF tem que indicar um número de C.A. (certificado de autorização) indicando que foi certificada.

3. Existia uma exigência de que elas tivessem um selo do INMETRO, mas essa exigência foi retirada por conta da pandemia. A maioria dos fabricantes terão isso, mas alguns fabricantes recentes não terão.

4. A PFF também conterá um clipe nasal, de metal ou de plástico, embutido ou externo.

5. A PFF também não tem costura, mas aparece uns pontilhados que são a solda dos painéis.

Para mais dicas sobre como encontrar as máscaras, cheque no site pffparatodos.com/d/fraudes.

E lembre-se: é fundamental usar máscara e recomendado usar PFF2. Mas ela não precisa "ser de marca".