Topo

Nina Lemos

"Sommeliers" das redes mandam humorista descolorir pelos. Não há limites?

Reprodução/Instagram @gessicakayane
Imagem: Reprodução/Instagram @gessicakayane

Colunista do UOL

25/12/2020 04h00

Não é de hoje que tenho a impressão de que as pessoas olham fotos no Instagram com uma lupa. Essa é a única explicação para algumas críticas que aparecem na rede social mais nociva para a saúde mental das mulheres (e não sou só eu que falo isso, mas instituições sérias como a Sociedade Real de Saúde Pública do Reino Unido).

Na rede das selfies e dos likes, mulheres são criticadas porque engordaram ou porque emagreceram muito rápido. Ou por terem barriga. Ou por terem feito lipo. Ou seja, por tudo. Uma mulher nunca está em paz no Instagram. Se ela tiver muitos seguidores, piora. E muito.

Esta semana, a central de monitoramento da aparência do Instagram foi mais longe. Enquanto a humorista e influencer Gessica Kayane, a G Kay, postava um vídeo onde exibia uma pulseira, seus seguidores repararam que os seus pelinhos do braço estavam pretos e decidiram lembrá-la que era hora de descolorir. Sim, os pelinhos do braço.

Depois do "incidente", a moça postou um vídeo passando descolorante nos braços e disse: "Essa coisa de descolorir o pelo foi por pura pressão estética de vocês. Eu achava lindo". Ela ainda disse que já foi xingada por isso. "Toda vez que eu postava ficava 'raspa, pinta, suja, braço de homem'". Ela contou que, por causa da pressão do Instagram, vai depilar a laser.

É claro, óbvio ululante que não existe nada de errado em ter os pelos dos braços escuros. Não, mulheres não precisam "clarear". Quando eu era adolescente, existia essa loucura. O bacana era ter os pelos das pernas e dos braços loiros. E lá íamos nós, as de cabelos castanhos e pretos passar água oxigenada nos pelos para que ficassem loiros como os das suecas.

Eu achava que isso tinha acabado. Mas a problematização dos pelos não é novidade nas redes sociais. Meninas que ousam não depilar as axilas ou as pernas são comumente chamadas de mal cuidadas e "sujas". Claro que isso não é aceitável. Mas, atenção, chegamos ao pelinho do braço.

Se o pelo do braço de uma mulher é fiscalizado, qual será o próximo passo? Criticar a aparência de uma mulher maravilhosa como a Grazi Massafera?

Pois bem, isso aconteceu esta semana também. Grazi foi criticada por exibir alguns fios brancos nos cabelos. De novo, que lupa foi essa, para que elas conseguissem ver isso? O hobby dessas pessoas é julgar detalhes do corpo feminino? É, e nos atacar.

Em outubro, um desses sommeliers de corpo feminino disse o seguinte para a atriz Paola Oliveira: "Preenchimento labial deixa algumas pessoas com a boca de robalo. E pagam por isso". Paolla respondeu: "Primeiro, não fiz preenchimento labial e, se tivesse feito, não teria nenhum problema - o que não vem ao caso, porque não preciso me explicar para ninguém".

Claro, Paolla não precisa se explicar para ninguém, nem GKay , nem Grazi e nem nenhuma de nós. O que não é aceitável é esse tipo de crítica em 2020, quase 2021. Criticar mulheres no Instagram não é um hobby saudável. Inclusive, adoece. Chega.