Topo

Review: Galaxy S23 Ultra é rei dos excessos para o lado bom e para o ruim

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

24/02/2023 10h57

O Galaxy S23 Ultra é o mais avançado celular da Samsung. Em poucas palavras: o telefone manteve o padrão da linha: atender aos mais exigentes perfis de consumidores (com dinheiro para o alto investimento), como gamers, amantes de fotografia/vídeo e pessoas que usam um smartphone para as atividades do trabalho.

Contudo, a sensação de "mais do mesmo" comparando com a geração de 2022 é muito presente. E ela fica misturada com a dúvida: as pessoas precisam mesmo de uma câmera que tira foto da Lua? Elas precisam ter num celular um raro zoom que aproxima coisas em até 100x? A resposta é não.

Mas saber que dá para fazer tudo isso e muito mais com um telefone deve atrair alguns consumidores. De fato, ele é um exagero de celular para o lado bom e para o ruim.


Galaxy S23 Ultra

Preço

R$ 9.499 (a partir de) R$ 8.081,09 (a partir de; em lojas varejistas) Comprar
TILT
4,4 /5
USUÁRIOS
4,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Alta resolução, com pico de brilho suficiente para usar em dias de muito Sol

O modo noturno e a possibilidade de fotos com zoom fazem o celular ganhar pontos

Usa o processador para Android mais avançado de 2023

Como é um telefone grande, o peso impacta um pouco na usabilidade

Assim como na percepção do S22 Ultra, o tamanho grande atrapalha uso com uma mão só

Pouca coisa mudou entre as gerações anteriores

Pontos Positivos

  • Câmeras produzem boas fotos
  • Bateria dura mais de um dia
  • Processador de última geração

Pontos Negativos

  • Não tem como não falar do preço elevado
  • É muito grande. É ruim de carregar no bolso da calça

Veredito

É um celular com poucos defeitos. Mas só compensa para um público restrito. O telefone tem tantos recursos e configurações que só vale o alto investimento se a pessoa for usar para fins profissionais (como rodar programas pesados) e/ou fazer muitas imagens e gravações -- se ela tiver o dinheiro que ele custa e for muito fã da marca também. Caso não seja o seu caso, a dica é pesquisar outros celulares que unem bons recursos e preço menor.

Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.

"Nossa! Que celular grande", disseram diferentes pessoas ao ver o S23 Ultra em minhas mãos. E ele é mesmo. Tem altura de 16,34cm e largura de 7,81cm. Usar com uma das mãos se torna impraticável.

Galaxy S23 Ultra da Samsung - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Tela do Galaxy S23 Ultra da Samsung
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

Ao menos, existe a opção de usar a S Pen, caneta compatível com a tela sensível ao toque do telefone. A ideia é simular a escrita no papel. O tempo de resposta entre o comando e a ação é bem rápido.

Galaxy S23 Ultra: caneta permite escrever na tela e ativar outros recursos - Tilt - Tilt
Caneta permite escrever na tela e ativar outros recursos
Imagem: Tilt

Recorri pouco a ela, usei mais para fins do review. Não consegui integrar o acessório ao meu dia a dia comum. Acredito que ela será útil em poucas situações.

Na maioria delas, usar as duas mãos resolve mais rápido do que tirar o acessório da estrutura do celular para começar a usar.

O design mudou pouco em relação ao modelo do ano passado, Galaxy S22 Ultra. A área de curvatura da tela está um pouco maior, um pouco mais reta. Isso ajuda a evitar toques e a ativação de comandos sem querer.

As câmeras estão um pouco maiores na parte de trás, nada muito além disso.

1º.fev.2023: S23 Ultra câmeras - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Galaxy S23 Ultra e suas câmeras
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

O telefone é vendido nas cores: verde, preto, creme e lilás. Na loja da Samsung ainda é possível encontrar: azul, lima, grafite e vermelho.

A tela de 6,8 (17,27 cm) polegadas Gorilla Glass Victus 2 promete ser mais resistente. Ela é feita com 22% de vidro reciclado, segundo a Samsung.

A resolução padrão é de 2.316 x 1.080 (FHD+). E é possível diminuir essa qualidade para economizar bateria ou aumentar para o máximo (3.088 x 1.440; WQHD+) — neste caso, o consumo será mais intenso.

Um novo recurso útil é chamado Advanced Vision Booster. Com ele, o S23 Ultra faz ajustes automáticos de cor, tonalidade e contraste em três diferentes tipo de luz durante o dia: uma mais baixa, outra intermediária e a última com maior intensidade (para dar conta num dia ensolarado).

Testei o telefone em dias nublados e dias ensolarados — na maioria deles, com a resolução padrão. Não tive problemas para visualizar o que estava sendo exibido no painel.

Nem preciso reforçar que com esse tamanhão todo, a tela é ótima para assistir a filmes, séries, navegar pela galeria de fotos, jogar...

A Samsung claramente que convencer os consumidores que amam fotografia e vídeos de que tudo o que precisam é do S23 Ultra.

A qualidade das quatro câmeras em 2022 já era excelente e versátil. Elas ficaram ligeiramente melhores. A fotografia noturna (Nightography) também foi atualizada.

Para mim é o melhor destaque do celular neste ano:

Faz fotos de até 200 MP

  • Sensor principal foi ampliado, frente aos 108 MP do Galaxy S22 Ultra.
  • Dá para escolher nas configurações tirar fotos com de 12 MP, 50 MP ou 200 MP de resolução. OBS: arquivos gerados na última opção são bem pesados. Por isso, não conseguiremos compartilhar aqui as imagens feitas.
  • Ele consegue absorver mais luz, e isso também vale para vídeo -- algo não tão comum entre os smartphones.
  • Esse tamanho todo é suficiente para imprimir uma imagem e fazer um quadro grande para sua casa, por exemplo. A imagem também oferece mais detalhes ao analisarmos ela ampliada.
Inteligência no registro
  • O sistema combina 16 pixels em um para oferecer imagens com maior riqueza de detalhes.
  • Ele tira foto da Lua ainda mais perto do que outros da linha Galaxy (com ajuda de inteligência artificial).

Zoom pode chegar a até 100x

  • É bastante quando comparado com a concorrência. Contudo, com esse zoom máximo é difícil focar em objetos. As imagens saem pixeladas. E é bom lembrar que o zoom de 100x já havia sido integrado no Galaxy S20 Ultra, de 2020.
  • Quando usamos o zoom "normal" (óptico), o resultado é incrível -- para chegar a 100x a Samsung une o digital e o óptico.
  • Sendo assim, você não precisa de um zoom de 100x, mas ter como fazer com 10x levará suas fotos a outro patamar. A concorrência para em zoom de 3x sem auxílio digital do telefone.
Galaxy S23 Ultra: foto tirada com a câmera principal em ambiente com luz natural num dia nublado - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Foto tirada com a câmera principal em ambiente com luz natural num dia nublado
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

Galaxy S23 Ultra: foto tirada em ambiente com luz natural num dia nublado; com zoom de 3x - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Zoom de 3x
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt
Galaxy S23 Ultra: foto tirada em ambiente com luz natural num dia nublado; com zoom de 10X - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Zoom de 10x
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt
Zoom de 100x - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Zoom de 100x
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

As demais câmeras são: grande angular de 12 MP, teleobjetiva periscópica de 10 e outra teleobjetiva de 10 MP — nas duas últimas o zoom óptico é de 10x.

Galaxy S23 Ultra: foto de paisagem tirada com a câmera que amplia o campo de visão - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Paisagem tirada com a câmera que amplia o campo de visão
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

Galaxy S23 Ultra: foto tirada com a câmera principal em um dia ensolarado - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Foto tirada com a câmera principal em um dia ensolarado
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

Vídeos

  • É possível gravar em 8K a 30 quadros por segundo.
  • O ângulo também está maior e chega a 80 graus. Na prática, isso pode dar um efeito mais imersivo para a filmagem. Ele também tem melhor estabilização, mesmo em gravações durante a noite.

Dica: mantenha o costume de limpar as lentes antes de tirar foto. Como as estruturas circulares das câmeras não são pequenas, a chance de você tocar com parte dos dedos ou esbarrar a mão na região, é grande ao usar o S23 na horizontal.

Selfie

A lente para fazer selfies é de 12 MP neste ano. Ou seja, perdeu a resolução do irmão S22 Ultra. Isso não significa que o resultado é ruim.

O celular faz selfies com riqueza de detalhes e boa qualidade, principalmente em ambientes com iluminação — isso graças também a ajuda do sistema de processamento de imagens.

O desfoque de fundo é bom na maioria das vezes, e é possível regular o quanto borrado você quer que a cena em segundo plano esteja. Vez ou outra, o celular teve dificuldades para reconhecer meus brincos.

O modo noturno também funciona na hora das selfies (veja a comparação no final do texto)

A bateria segue a mesma de 2022: 5.000 mAh. Com isso, a duração que já era boa, permaneceu.

Ela dura tranquilamente dois dias com um uso mais básico. E um pouco menos com um uso mais intenso.

Em um dos dias rodei o mesmo filme duas vezes na sequência, com conexão wi-fi e intensidade de brilho máxima: a bateria foi de 95% a 83% nesse período.

O telefone é compatível com recarga rápida: carregador de 45 Watts. Na caixa a Samsung manda um de 25 W.

O processador é de última geração e otimizado para a linha Galaxy de 2023: o Snapdragon 8 gen 2 Galaxy. Isso reflete ainda mais num desempenho rápido e equilíbrio no consumo de bateria. O que já era bom em 2022 ficou ainda melhor.

A memória RAM (que ajuda no desempenho) é de 12 GB Ultra, uma configuração bem densa para não deixar amantes de jogos online na mão.

Rodei os jogos de corrida Need For Speed e Asphalt 9, e o desempenho foi excelente, sem travadas e com a transição de imagens e animações bem fluida e rápida. Senti uma leve esquentada depois de uns 5, 10 minutos com o jogo aberto na tela, mas nada tão intenso quanto já senti em outros celulares.

Chega aqui aquele momento delicado quando falamos sobre celulares top de linha: o custo-benefício. Sim, eles não são baratos. O valor do S23 Ultra não é nada convidativo.

O desafio então é racionalizar sobre tudo o que o smartphone tem, melhorias entre uma geração e outra e diferenciais com a concorrência. Depois disso, refletir com base no preço de lançamento e verificar se existem promoções. Logo:

Você tem o Galaxy S22 Ultra? Não compensa. Você pagará mais para ter poucos recursos extras. O celular de 2022 ainda é um excelente aparelho e custa menos.

Você tem um Android muito antigo? A compra depende. O investimento só valerá se você encontrar um preço promocional. E valerá ainda mais se você tiver um uso mais intenso e frequente do celular. Se pergunte: "eu preciso mesmo de câmeras com resolução extrema e com zoom 'diferentão?'"

É fã da Samsung, tem dinheiro e gosta de celular grande? Vai fundo. Só faça um seguro antes de sair de casa com ele para não ter dor de cabeça.

Ainda está pesquisando? Inclua na sua lista o S23, S23+ e modelos de 2022.

    Conheça mais sobre: Galaxy S23, Galaxy S23+ e Galaxy S23 Ultra

    Especificações técnicas
    • Sistema Operacional

    • Android 13

    • Dimensões

    • Altura 163,4 mm; largura 78,1 mm; espessura 8,9 mm; peso 234g

    • Resistência à água

    • IP68

    • Cor

    • Verde, preto, creme, violeta. No site oficial da Samsung ainda é possível comprar nas cores lima, grafite, azul ou vermelho

    • Preço

    • R$ 9.499,00 parcelado ou R$ 8.549,10 à vista

    Tela
    • Tipo

    • Amoled Dinâmico 2X com taxa de atualização variável de até 120 Hz

    • Tamanho

    • 6,8 polegadas (17,27 cm)

    • Resolução

    • Máxima ajustável de Quad HD+ de 1.440 x 3.088 pixels

    Câmera
    • Câmera Frontal

    • Grande angular de 12 MP

    • Câmera Traseira

    • Grande angular de 200 MP, ultra-angular de 12 MP, teleobjetiva periscópica de 10 MP e teleobjetiva de 10 MP

    Dados técnicos
    • Processador

    • Snapdragon 8 Gen 2 para Galaxy (octa-core, 3,36 GHz)

    • Armazenamento

    • 256 GB, 512 GB, 1 TB

    • Memória

    • 12 GB de RAM

    • Bateria

    • 5.000 mAh