Topo

Pesquisadores na França criam casa impressa em 3D

10/04/2018 18h11

NANTES, França (Reuters) - Acadêmicos da Universidade de Nantes, na França, reveleram nesta terça-feira o que afirmam ser a primeira casa impressa em 3D do mundo, que pode ter os primeiros inquilinos até junho.

Os pesquisadores afirmaram que a casa é a primeira habitação construída com um robô de impressão 3D. O robô, conhecido como BatiPrint3D, usa um polímero especial que deverá manter o isolamento da casa por um século.

O BatiPrint3D precisou de 18 dias para completar sua parte no trabalho na casa: paredes ocas que depois foram preenchidas com concreto.

"É o futuro? É uma solução e um princípio construtivo que é interessante porque criamos a casa diretamente no local e, graças ao robô, fomos capazes de criar formas complexas", disse Benoit Furet, professor que trabalhou no projeto.

A casa de 95 metros quadrados, cinco comôdos, será alocada para uma família local qualificada para participar de um programa de moradia social, disseram autoridades.

A casa tem formato de Y e é equipada com múltiplos sensores que monitoram qualidade do ar, umidade e temperatura, bem como equipamentos para avaliar e analisar as propriedades térmicas da construção.

Pesquisadores acreditam que esta tecnologia poderá permitir economia de custos com energia.

Autoridades em Nantes estão planejando novos projetos de construção em 3D.

(Por Feyi Adegbite)