Topo

Facebook diz que fez progresso na remoção de conteúdo extremista

29/11/2017 14h54

Por Julia Fioretti

BRUXELAS (Reuters) - O Facebook disse na quarta-feira que está removendo 99 por cento do conteúdo relacionado aos grupos militantes Estado Islâmico e Al Qaeda antes de ser informado sobre eles, enquanto se prepara para uma reunião com autoridades europeias sobre combate ao conteúdo extremista online.

Oitenta e três por cento do "conteúdo terrorista" está sendo removido dentro de uma hora da postagem, escreveram a chefe de administração global de políticas, Monika Bickert, e o chefe de políticas contra terrorismo, Brian Fishman, em uma mensagem em um blog.

A maior rede social do mundo, com 2,1 bilhões de usuários, tem enfrentado pressão nos Estados Unidos e na Europa para lidar de modo mais eficiente com conteúdo extremista em sua plataforma.

Em junho, o Facebook disse que aumentou o uso de inteligência artificial, tal como a comparação entre imagens e compreensão de linguagem, para identificar e remover conteúdo rapidamente.

"Ainda é cedo, mas os resultados são promissores e temos esperanças de que a inteligência artificial se tornará uma ferramenta mais importante no arsenal de proteção e segurança na Internet e no Facebook", escreveram Bickert e Fishman.

"Hoje, 99 por cento do conteúdo relacionado ao Estado Islâmico e Al Qaeda que são removidos do Facebook são conteúdos que detectamos antes de qualquer um em nossa comunidade ter sinalizado isto para nós e, em alguns casos, antes de ser transmitido no site."