Topo

Compra da Aetna pela CVS pode ajudar varejista de farmácias a enfrentar Amazon, dizem analistas

27/10/2017 21h03

(Reuters) - A compra da empresa de planos de saúde Aetna pela operadora de farmácias norte-americana CVS Health pode escorar o vulnerável negócio de farmácias da CVS e desencadear uma nova rodada de acordos em uma indústria receosa pela chegada da Amazon ao mercado, disseram analistas.

As ações da Aetna, terceira maior empresa do setor nos EUA, encerraram em queda de 3 por cento nesta sexta-feira, após terem subido 12 por cento na quinta-feira por rumores sobre o acordo. O papel da CVS Health recuou 5,9 por cento.

A CVS Health fez uma oferta para adquirir a Aetna por mais de 200 dólares por ação, ou mais de 66 bilhões de dólares, na maior tratativa de fusões e aquisições do ano.

"A potencial combinação diversificará as fontes de receita da CVS ante uma potencial entrada da Amazon no setor e prepara o caminho para um novo modelo de entregas de saúde e varejo", disse analistas do Morgan Stanley em nota.

A Amazon.com está planejando entrar no negócio de venda de medicamentos online, segundo diversas reportagens, o que potencialmente representa uma ameaça existencial às farmácias físicas.

"Nós acreditamos que a CVS precisa responder à potencial ameaça e seguir por um caminho diferente", disse o analista da Cowen & Co, Charles Rhyee, em nota.

A integração vertical das farmácias no varejo, gestão de programas de benefícios e planos de saúde se encaixa em temas mais amplos do setor de saúde, como expansão do acesso, interesses dos consumidores e redução de custos, disseram analistas do Jefferies, acrescentando que os rumores de acordo não eram uma surpresa.

"Isso solucionará todas as necessidades de recomeço da companhia."

(Por Ankur Banerjee; reportagem adicional por Diane Bartz e Carl O'Donnell)