Topo

Caminhões semi-autônomos devem percorrer estradas britânicas até o fim de 2018

25/08/2017 16h45

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido iniciará até o final de 2018 os testes de comboios de caminhões semi-autônomos e conectados por uma rede sem fio nas estradas públicas, com o objetivo de encontrar formas mais eficientes em termos de combustíveis para o transporte de mercadorias.

O desenvolvimento desta tecnologia já começou em outros países da Europa e nos Estados Unidos. Em abril de 2016, caminhões semi-autonômos saíram de fábricas na Suécia e Alemanha para o porto holandês de Roterdã em testes iniciais.

O governo britânico informou que o financiamento de 8,1 milhões de libras (10,4 milhões de dólares) permitiria os testes, onde um caminhão conduzido manualmente controla a aceleração, frenagem e conduz outros dois veículos que o seguem. Todos os caminhões precisam ter um motorista pronto para assumir o controle caso seja necessário.

A formação é considerada a mais eficiente, pois o primeiro caminhão reduz a resistência do ar para os demais.

De acordo com o ministro de Transportes, Paul Maynard, esses avanços podem beneficiar as empresas com custos de combustíveis mais baixos e outros motoristas nas estradas, dada a menor emissão de poluentes e a redução do congestionamento.

No entanto, o presidente da Associação de Automóveis (AA), Edmund King, disse que as rodovias britânicas não são adequadas para comboios em grande escala.

(Por Oliver Povey)