Topo

Samsung lança Galaxy S8 e busca recuperação de problemas do Note 7

30/03/2017 13h57

Por Se Young Lee e Anjali Athavaley

SEUL/NOVA YORK (Reuters) - A Samsung revelou o smartphone Galaxy S8 preparando-se para reconquistar liderança de mercado perdida para a Apple após o embaraçoso recall global do modelo Note 7s, que teve vários casos de incêndio.

Com uma das maiores telas já produzidas para celular, o S8 é o primeiro smartphone premium da companhia sul-coreana depois que interromperu permanentemente as vendas do Galaxy Note 7 em outubro. Os problemas do modelo custaram à Samsung 5,5 bilhões de dólares do lucro e atingiu a reputação da companhia.

As duas versões do S8 foram lançadas em evento em Nova York na quarta-feira, mostrando telas curvas de 6,2 e 5,8 polegadas. Os aparelhos serão vendidos primeiro a partir de 21 de abril em três mercados, Canadá, Coreia do Sul e Estados Unidos.

"Temos que ser corajosos o bastante para pisarmos no desconhecido e humildes o bastante para aprender com nossos erros", disse Koh Dong-jin, diretor da divisão de dispositivos móveis da Samsung. Koh espera que o S8 supere as vendas do antecessor, S7, que a Samsung informou na semana passada bateu recorde interno de vendas no primeiro ano de lançamento.

A empresa de pesquisa de mercado Counterpoint afirmou que a Samsung poderá vender até 53 milhões de unidades do S8 este ano, ante menos de 50 milhões do S7 vendidos em 2016.

As operadoras norte-americanas T-Mobile e Verizon anunciaram preço de varejo da versão menor do S8 de cerca de 700 dólares. O modelo maior sairá por cerca de 850 dólares.

O S8 é equipado com o novo serviço de inteligência artificial da Samsung, Bixby, que entre as funções estão assistente por comando de voz, similar ao Apple Siri. Há também um novo aplicativo de reconhecimento facial que permite que os usuários destravem seus aparelhos ao olhar para eles.