Conteúdo publicado há 5 meses

Motoristas de Uber agora podem pedir código a usuários em viagens; entenda

A Uber divulgou nesta quinta-feira (7) que os motoristas parceiros agora poderão utilizar o recurso U-Código. Com a nova ferramenta de segurança, os passageiros deverão fornecer uma senha de segurança antes de começar a viagem — o PIN é gerado e exibido no próprio aplicativo do usuário.

O que aconteceu

Recurso está sendo disponibilizado aos motoristas parceiros da Uber nesta semana, de forma gradativa. Antes, a ferramenta estava disponível somente aos usuários. Conforme a plataforma, anteriormente, a função estava sendo testada por motoristas em algumas cidades.

Então, em toda viagem o motorista pedirá o código ao usuário? Não necessariamente. Isso porque o funcionamento ou não do recurso é opcional, cabendo ao condutor parceiro ativar ou desativar o recurso para as viagens, indo em "Central de Segurança" no aplicativo e, depois, em "Verificação de U-Código".

Mesmo se usuário não tiver o recurso ativado para si, terá que fornecer o código caso o condutor parceiro esteja usando a ferramenta. Segundo a plataforma, o número confirma tanto para o passageiro quanto para o condutor que ambos estão na viagem correta, evitando confusões.

Código que será solicitado pelo motorista irá aparecer na tela do passageiro próximo às informações do condutor
Código que será solicitado pelo motorista irá aparecer na tela do passageiro próximo às informações do condutor Imagem: Divulgação/Uber

Os usuários também poderão seguir utilizando ou mesmo habilitar a função normalmente, segundo a plataforma. Para ativar a ferramenta, o usuário deve ir em "Conta", "Configurações", "Confira a sua Viagem" e, por último, clicar em "Use o código para confirmar as viagens". O motorista só conseguirá iniciar a viagem depois que o usuário informar o código para ele. É possível escolher que o PIN seja informado em todas as viagens ou apenas no período noturno (das 21h às 6h).

Usuários podem habilitar o PIN para as viagens em 'Confira sua viagem'
Usuários podem habilitar o PIN para as viagens em 'Confira sua viagem' Imagem: Divulgação/Uber

Acreditamos que a tecnologia é uma importante aliada para aumentar a segurança de todas as pessoas que usam o nosso aplicativo e esse era um recurso que os motoristas parceiros vinham nos pedindo. (...) Estamos muito felizes em anunciar essa expansão para que a experiência nos dois lados seja a mais tranquila possível.
Araceli Almeida, Head de Operações de Segurança da Uber no Brasil

12 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Patricia Damianu

Segurança mais ou menos né. A mulherada  ainda é vitima de motoristas de app que são abusadores. Contra isso não há código que dê jeito

Denunciar

Roberta Rodrigues Oliveira

E eu sempre peço uber pra minha mãe idosa ir pra igreja, ela não vai ter o código se o motorista pedir. Eles dão a opção de você avisar quem está sendo transportado, mas agora isso cai por terra pois se precisar do código não necessariamente o passageiro vai ter. Ou seja, bora voltar a andar de táxi, porque seguro o uber já não é e agora mais essa pra dar uma falsa sensação de segurança, mas no fundo não vai adiantar de nada.

Denunciar

João Carlos Alfonso

Existe alguma mudança na Uber que não mexa com o motrorista e passageiro? Vai atingir quem, pedestre?

Denunciar