Celular Seguro: bloqueei, mas achei o aparelho; como reativar linha e banco

Governo, operadoras e bancos estão por trás do Celular Seguro, iniciativa que tenta reduzir danos em caso de roubo ou furto do telefone. Em poucos minutos, dá para bloquear o aparelho.

Mas e quando a pessoa consegue o recuperar o celular? Como fazer o desbloqueio dos serviços de banco e de telefonia?

Ao registrar ocorrência no Celular Seguro (que pode ser acessado via app e pela web), dados são enviados para operadoras e bancos. Linha e o acesso à conta da pessoa no celular são bloqueados em questão de minutos.

Vale lembrar que só funciona para quem se cadastrar na plataforma. É necessário registrar o telefone, cadastrá-lo e identificar marca, modelo, número de série e Imei (identificação única de cada aparelho).

Também é possível registrar uma pessoa de confiança, que pode solicitar o bloqueio por você.

Operadoras e bancos participantes já estão bem alinhados na iniciativa. Apps famosos, como os de corrida por aplicativo (Uber e 99) e entrega (iFood), estão entre empresas citadas pelo Ministério da Justiça, mas ainda não estão integradas com o Celular Seguro. As companhias assinaram uma carta de intenção para realizar integração, mas ainda não a efetivaram.

Como fazer o desbloqueio

"Caso o aparelho seja recuperado, o usuário terá que entrar em contato com a operadora de telefonia e com os demais parceiros do Projeto Celular Seguro", diz comunicado do Ministério da Justiça.

Operadora de telefonia

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Você deve ir até uma loja da operadora, com documento com foto em mãos para fazer o desbloqueio.

Bancos

Segundo a Febraban, o desbloqueio ocorre segundo o processo de cada banco.

Itaú: é possível fazer pelo próprio aplicativo do banco. O cliente poderá desbloquear a senha e habilitar novamente o itoken, por meio de autenticação via biometria facial.

Bradesco: para restabelecer o acesso, o cliente precisa cadastrar o dispositivo de segurança e a senha de quatro dígitos - que é possível fazer em equipamentos de autoatendimento do banco ou da rede 24 horas — com uso de biometria da palma da mão ou em uma agência Bradesco. Quem tiver já cadastro da biometria dos dedos não precisará ir até a uma agência física do banco.

Banco do Brasil: o desbloqueio da conta pode ser feito em uma agência do BB, nas salas de autoatendimento do banco. No caso de clientes do BB Code, processo é feito via internet banking.

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Santander: o cliente que recuperar a posse do aparelho deverá contatar o banco por meio de seus canais de atendimento e fazer formalmente a solicitação.

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