Topo

Twitter morreu? Por que estão associando a rede a site de pornografia

Marcella Duarte

De Tilt, em São Paulo

24/07/2023 14h23Atualizada em 25/07/2023 11h41

Elon Musk matou o icônico passarinho azul do Twitter. Nesta segunda-feira (24), a rede social surgiu com um novo logo: uma minimalista letra X.

Não foi preciso esperar muito tempo para que a própria plataforma fosse inundada por memes debochando da nova marca e críticas. Algumas postagens viralizaram ao associar o Twitter ao repositório de vídeos pornô Xvideos.

Por que um X?

O nome Twitter vem do termo inglês "tweet", que significa algo como "piar", em uma referência direta ao canto dos pássaros. Por isso, o símbolo que acompanhava a rede desde sua criação fazia todo sentido.

Mas Musk, que comprou a plataforma no ano passado, tem novos planos, a começar pela morte do passarinho azul e a substituição da marca por um X.

Em abril de 2023, a empresa Twitter tecnicamente deixou de existir, sendo incorporada à X Corp, criada por Musk. Ele é um fã dessa letra do alfabeto: tem a SpaceX, de exploração espacial; o Model X, um dos carros da Tesla; e até cogitou chamar o PayPal de X.com.

E o XVideos no meio?

A associação do Twitter com XVideos nada tem a ver com uma possível mudança da rede social para conteúdos adultos.

Na verdade, tudo não passa de piada — como o X da Xuxa, que também está circulando por aí junto com o Twitter.

"Xvideos depois de ganhar um processo contra Elon Musk e o Twitter", publicou um internauta

"Elon Musk ao se dar conta que os vídeos do Twitter serão chamados XVideos", acrescentou outra pessoa.

"O caminho que estamos tomando", ironizou outra.

"Elon Musk vendo Xvideos trendando e todos se despedindo do pássaro", diz a mensagem abaixo.

Somos todos X-Men

Vem pra Caixa você também

O futuro da empresa X

O bilionário já sinalizou que gostaria de tornar o Twitter um superapp como o chinês WeChat, que combina troca de mensagens, rede social, sistema de pagamento, além de permitir pedir comida e carros para transporte.

No início deste mês, a empresa foi alvo de críticas generalizadas de usuários e profissionais de marketing quando anunciou que o Twitter limitaria quantos tweets por dia várias contas poderiam ler.

Isso contribuiu para o sucesso do rival Threads, recém lançado pela Meta, que ultrapassou 100 milhões de inscrições em apenas cinco dias.

A complicação mais recente do Twitter foi uma ação alegando que a empresa deve pelo menos 500 milhões de dólares em indenizações a ex-funcionários. Desde a aquisição, Musk demitiu mais da metade de sua força de trabalho para cortar custos.

@tilt_uol Threads Deletar Instagram #uol #tilt #notícias #tiktoknotícias #techtokbrasil #threads #threadsinstagram ? som original - Tilt UOL

*Com texto de Guilherme Tagiaroli, de Tilt.