Robô da Nasa descobre matéria orgânica em Marte, diz artigo na Nature

A missão da Perseverance em Marte é perfurar rochas e armazenar amostras para posterior retorno aos laboratórios da Terra - Nasa/JPL-Caltech/MSSS
A missão da Perseverance em Marte é perfurar rochas e armazenar amostras para posterior retorno aos laboratórios da Terra Imagem: Nasa/JPL-Caltech/MSSS

13/07/2023 08h17Atualizada em 13/07/2023 08h19

O rover Perseverance, que analisa as crateras e rochas de Marte, encontrou matéria orgânica na superfície do planeta vermelho, segundo publicado em um artigo científico na revista Nature.

O que foi encontrado?

O artigo não detalhou as moléculas encontradas, mas já aponta as hipóteses avaliadas pelos cientistas.

A matéria pode ter sido formada por interações água-rocha, redução eletroquímica de CO2 ou deposição de poeira interplanetária e de queda de meteoritos, por exemplo. Não é descartada uma possível origem biológica. Nenhuma dessas alternativas, porém, já conseguiu ser rastreada e confirmada pelos cientistas.

O material foi encontrado na cratera Jezero, onde o Perseverance pousou. O local foi um lago há bilhões de anos.

A compreensão precisa da associação espacial entre minerais, texturas e compostos orgânicos tem sido crucial para explicar os possíveis reservatórios de carbono orgânico em Marte.
Estudo publicado na Nature sobre material encontrado em Marte

Perseverance analisa Marte desde 2021

A missão da Nasa chegou ao planeta vermelho em fevereiro de 2021 com objetivo de buscar sinais de vida nas crateras de Marte. Para isso, o robô recolhe amostras de rochas e sedimentos marcianos e trará de volta para a Terra pela primeira vez na história.

Não há pretensão de encontrar vida como a nossa em Marte (mamíferos, por exemplo), mas há a possibilidade de descobrir se já existiram colônias de bactérias (vida microbiana).

"Temos fortes evidências de que a cratera Jezero já teve os ingredientes para a vida. Mesmo se concluirmos, após a análise de amostras devolvidas, que o lago era desabitado, teremos aprendido algo importante sobre o alcance da vida no cosmos", disse Ken Williford, cientista-assistente do projeto, na época do lançamento.

"Que Marte tenha sido ou não um planeta vivo, é essencial compreender como os planetas rochosos como o nosso se formam e evoluem."