Topo

TikTok vai 'desligar' na cara de adolescente viciado no app; veja mudanças

Getty Images
Imagem: Getty Images

Thiago Varella

Colaboração com Tilt, em Campinas

01/03/2023 13h03

O TikTok anunciou hoje (1º) novas ferramentas para limitar o tempo que os adolescentes ficam no aplicativo. Nas próximas semanas, cada conta de usuários menores de 18 anos terá um limite diário de 60 minutos de tela. Depois disso, a pessoa precisará digitar uma senha para continuar a usar o app.

Será possível desativar essa restrição de tempo. Contudo, o TikTok orienta que o adolescente ou seus pais/responsáveis sempre mantenham o recurso ativo e que não passem mais de 100 minutos por dia no app.

Segundo comunicado da empresa, os 60 minutos foram determinados após consultas com especialistas do Laboratório Digital Wellness do Hospital Infantil de Boston.

Além do limite, o TikTok também enviará para cada conta de adolescentes uma notificação na caixa de entrada com um resumo semanal do tempo de tela. A ideia é fornecer informações para que eles tenham consciência se estão usando demais a rede de vídeos.

Sincronização familiar

Pelo sistema de sincronização familiar, os responsáveis pelos jovens também poderão personalizar o limite de tempo diário de tela para os adolescentes — incluindo a escolha de diferentes limites de tempo dependendo do dia da semana.

Além disso, eles poderão receber resumos de tempo dos filhos no app, o número de vezes que o TikTok foi aberto e uma discriminação do tempo total gasto durante o dia e a noite.

A plataforma também adicionou uma nova configuração que permite aos pais e responsáveis definir um cronograma para silenciar as notificações para contas de adolescentes.

Aqueles entre 13 a 15 anos já não recebem notificações a partir das 21h, e contas de pessoas de 16 a 17 anos têm notificações desativadas a partir das 22h.

Para o futuro, o TikTok promete uma nova maneira para que pais filtrem vídeos com palavras ou hashtags que eles não querem que seus filhos assistam.

Limite para maiores de idade também

Não serão apenas os adolescentes que poderão receber alertas de limites de tempo. O recurso, em breve, estará disponível para todos os usuários, com a possibilidade de personalizar para cada dia da semana e fazer um cronograma para silenciar as notificações.

Além disso, o TikTok está lançando um lembrete de sono para ajudar as pessoas a planejar mais facilmente quando quiserem ficar offline à noite, segundo a companhia. O usuário poderá definir uma hora e, quando o tempo chegar, uma notificação irá lembrá-lo de que é hora de desconectar.