Topo

Instagram hackeado ou roubado: o que fazer? Como recuperar a conta?

Saiba como recuperar um Instagram hackeado - Yasmin Ayumi/Arte UOL
Saiba como recuperar um Instagram hackeado Imagem: Yasmin Ayumi/Arte UOL

Paola Churchill

Colaboração para Tilt

20/01/2023 04h00

Hoje em dia, ter a conta do Instagram hackeada se tornou algo corriqueiro. Ver a rede social ser invadida é um problema para perfis pessoais, empresas e influenciadores digitais.

Mas, o que fazer quando o Instagram é hackeado? Como evitar o problema? Confira nas dicas a seguir:

Como saber que meu Instagram foi hackeado?

Golpistas conseguem ter acesso a perfis de potenciais vítimas fingindo se passar por suporte técnico do Instagram ou por meio de links que permitem acesso aos dados.

O primeiro sinal de que você pode ter tido sua conta hackeada é quando existe uma impossibilidade de acesso ao seu perfil, ou ainda: alteração de foto de perfil, conteúdo diferente no feed, mensagens duvidosas enviadas aos seguidores.

O que fazer se meu Instagram foi hackeado ou roubado?

É possível tentar recuperar o perfil, mesmo quando o golpista muda o nome na página. Se você tiver ainda acesso aos dados da sua conta, como email ou número de telefone, tente trocar a senha imediatamente.

  1. Vá em "Esqueceu a senha?"
  2. Ao entrar na aba "Esqueceu a senha?" do aplicativo, informe seu email cadastrado e clique em "Avançar".
  3. Em seguida, o Instagram irá solicitar um email para efetuar o contato e realizar a mudança. Caso o golpista tenha acesso ao email, coloque outro.
  4. Após instantes, um email será enviado para sua caixa de entrada indicada. Preencha o campo solicitado e clique em "confirmar".
  5. Realizado o preenchimento dos dados, o Instagram irá pedir para gravar um vídeo selfie, para provar que a conta é sua. Siga as instruções solicitadas pela plataforma. A equipe do Instagram não utiliza reconhecimento facial, optando por usar análise humana para realizar o processo de devolver a conta hackeada.

Caso consiga trocar a senha, adicione caracteres especiais, números e misture as letras maiúsculas e minúsculas. Para facilitar a combinação, o uso de um gerenciador de senhas pode ajudar.

Em alguns casos, o hacker acaba trocando o email da conta do usuário ou o número de celular, dificultando a tarefa do dono da senha de recuperar a conta. É preciso seguir os passos dados pelo aplicativo para recuperar a conta nesses casos, como o envio de um vídeo selfie.

    Como usar a autenticação em duas etapas

    Além de pensar em uma senha mais difícil e não clicar em links suspeitos, outra coisa que pode dificultar mais ainda sua conta do Instagram ser hackeada é o uso da autenticação em duas etapas.

    Essa ferramenta funciona da seguinte maneira: após digitar a senha, é preciso inserir um código aleatório de seis dígitos. Essa sequência numérica é configurada em aplicativos como Google Authenticator ou Authy.

    Sendo assim, mesmo que o hacker descubra a nova senha, ele precisará do código, que só estará no celular da pessoa da conta. Esse cuidado é importante para prevenir novos acessos indevidos.

    Cheque outros dispositivos autorizados

    Mesmo com a senha trocada e a autenticação em duas etapas, existe a possibilidade de atividades anormais aconteçam na conta. Isso pode acontecer pelo fato de ainda ter dispositivos e aplicativos conectados à conta do Instagram.

    Para que isso não aconteça, no menu do Instagram tem a opção para desconectar remotamente aparelhos com acesso à conta, que pode ser feito pelo celular ou computador. Nessa opção, os dispositivos são exibidos em uma ordem cronológica (o mais recente em primeiro) e com o nome do dispositivo.

    Denuncie o caso para o Instagram

    Em dezembro de 2022, o Instagram lançou uma página específica para denúncia de contas hackeadas: instagram.com/hacked.

    Caso aconteça com você, abra o link e preencha os dados do formulário exibido na tela. Dentre as opções disponíveis estão:

    • se você acredita que sua conta foi invadida
    • se você esqueceu a senha
    • se perdeu acesso à autenticação de dois fatores
    • se sua conta foi desativada