Topo

Celular na mesma rede de TV Box pirata pode ser invadido, diz Anatel

Segundo Anatel, TV boxes pirata podem facilitar invasão de outros aparelhos na rede, como celulares - Getty Images
Segundo Anatel, TV boxes pirata podem facilitar invasão de outros aparelhos na rede, como celulares Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

24/12/2022 12h41

A Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) alerta que um celular na mesma rede de internet com uma TV box pirata pode ser invadido por terceiros.

A conclusão está num relatório que o órgão publicou recentemente com testes de aparelhos não regulamentados.

TV boxes pirata são aqueles aparelhos que prometem acesso a múltiplos canais e filmes liberados de graça ou pagando uma mensalidade muito mais abaixo das praticadas pelas operadoras de TV.

Em uma prova de conceito feita por técnicos da agência em uso residencial, em que a TV box pirata foi conectada na internet de casa com outros aparelhos - como celulares, tablets e computadores - eles concluíram que equipamentos conectados a mesma rede:

  • Podiam ter captura estática da tela (screenshot ou print screen) ou gravada;
  • Podiam ter apps executados remotamente

Isso tudo ocorre, segundo relatório da agência, sem que o usuário pudesse perceber.

Na prática, este tipo de ataque permite que cibercriminosos possam obter dados e informações de usuários, como registros financeiros ou arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilham a mesma rede.

Vale ressaltar que os estudos da agência foram feitos em conjunto com a ABTA (Associação Brasileira de TV por assinatura) e Ancine (Agência Nacional de Cinema).

Combate às TV boxes piratas

A Anatel tem feito várias ações para tentar combater a proliferação de TV boxes pirata. Foram retirados do mercado mais de 1,2 milhão de unidades nos últimos cinco anos.

Quem comercializa dispositivos e oferece serviços clandestinos pode ser enquadrado em crimes contra a propriedade intelectual e concorrência desleal, podendo resultar em detenção de três meses a um ano, ou multa.

O que pode e o que não pode

A premissa da TV box pirata é fornecer muitos canais e filmes a preço baixo ou gratuito.

É importante não confundir com outros dispositivos do mercado, como TV boxes e dongles (sticks), que quando conectados à TV permitem acesso à internet e apps de streaming.

Apple TV e Mi Box são exemplos de TV boxes que possibilitam baixar pps e ver canais de streaming.

Apple TV 4K - Divulgação - Divulgação
Apple TV 4K com controle e TV ao fundo
Imagem: Divulgação

Operadoras também têm opções do tipo, como a Claro, com a Claro TV+ — a diferença é que o serviço fornece canais abertos e fechados pela internet (IPTV), além de apps de streaming.

Claro TV Box - Guilherme Tagiaroli/Tilt - Guilherme Tagiaroli/Tilt
Claro TV Box
Imagem: Guilherme Tagiaroli/Tilt

Os dongles (ou sticks) são uma espécie de pendrive colocados em portas da TV que possibilitam acesso à internet e apps de streaming. Exemplos: Chromecast (Google), Roku Streaming Stick, Mi TV Stick (Xiaomi) E Fire TV Stick (Amazon).