Topo

Solte a voz! Aprenda a usar o modo karaokê para iPhone, iPad e Apple TV

Dispositivos da Apple agora têm função que permite transformá-los em um karaokê; veja como usar - Getty Images
Dispositivos da Apple agora têm função que permite transformá-los em um karaokê; veja como usar Imagem: Getty Images

Aurélio Araújo

Colaboração com Tilt, de São Paulo

22/12/2022 04h00

Se você tem um iPhone (ou outro dispositivo Apple) e curte soltar a voz, a empresa da maçã trouxe uma ótima notícia há alguns dias. Trata-se do Apple Music Sing, um "modo karaokê" para ser usado no Apple Music.

Por meio dele, é possível cantar suas músicas favoritas e até fazer um dueto com aquele artista que você adora, mas nunca vai encontrar em uma sala de karaokê.

Além disso, o recurso tem outros atrativos, como a possibilidade de ajustar os vocais das canções. Dessa forma, a voz dos cantores tem seu volume reduzido, permitindo que você cante com a sua. Ele também mostra a letra das músicas de estrofe em estrofe em tempo real, da mesma forma que acontece com uma máquina de karaokê.

"Nós sabemos que nossos usuários ao redor do mundo adoram acompanhar suas músicas favoritas, então queremos fazer ainda mais, permitindo mais engajamento com a música pelo ato de cantar. É muito divertido", declarou Oliver Schusser, vice-presidente da Apple e responsável pelo setor musical da empresa, em comunicado.

O recurso, que se tornou disponível com a atualização do iOS 16.2, é restrito a assinantes do Apple Music, o serviço de streaming musical da empresa. Vale ressaltar que ele não está presente em todas as músicas disponíveis no serviço, mas é provável que a quantidade de faixas com o Apple Music Sing aumente com o tempo.

Ele é compatível com os seguintes dispositivos (segundo o site TechCrunch):

  • iPhone 11 em diante
  • iPad de nona geração em diante
  • iPad Mini de sexta geração
  • iPad Air da quarta geração em diante
  • iPad Pro de 11 polegadas da terceira geração em diante
  • Apple TV 4K de terceira geração
Apple Music Sing - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Como utilizar o recurso no iPhone ou iPad

Tendo um aparelho compatível e, claro, sendo assinante do Apple Music, é bastante fácil fazer o seu próprio karaokê doméstico.

Basta abrir o app e selecionar a música desejada. Ela precisa ter o recurso "Sing" para que seja usada dessa forma, simbolizado por um microfone. Para facilitar, a Apple incluiu uma nova seção na busca de música chamada "Sing", que compila mais de 50 playlists com as faixas compatíveis.

Ao selecionar uma delas, aperte o botão de "Letra" no canto inferior esquerdo (ele se parece com um balão de diálogo). Ao fazer isso, a letra da música irá aparecer, bem como um botão de "Sing", no formato de um microfone. Clique sobre ele e, pronto, você pode controlar o volume dos vocais da canção e assumir o comando da cantoria, se assim desejar.

Não há nota para a cantoria; o modo é mais para praticar a cantoria e o tempo da música — o aplicativo, inclusive, mostra uma deixa de quando você deve cantar.

Como utilizar o recurso na Apple TV

De forma bastante similar, é preciso abrir o aplicativo na TV e selecionar uma canção que possua o recurso "Sing" (simbolizado pelo ícone do microfone).

A única mudança é que, no caso da TV, o botão de "Letra" estará no canto inferior direito da tela. Clique sobre ele e, em seguida, clique no botão do microfone. Pronto, agora você controla o volume dos vocais.