Topo

Show de Marte: planeta tem oposição, conjunção e 'eclipse' hoje; como ver

Nasa
Imagem: Nasa

Marcella Duarte

De Tilt, em São Paulo

07/12/2022 12h33

Esta semana guarda uma das melhores oportunidades para se observar Marte. Ele vive três fenômenos quase que simultaneamente: uma oposição e uma conjunção com a Lua cheia — pela qual será visivelmente ocultado em algumas partes do globo.

Um verdadeiro show celeste do planeta vermelho, que pode ser acompanhado a olho nu.

Oposição

Um dos melhores momentos para se observar um planeta é durante sua oposição — ou seja, quando ele está do lado oposto ao Sol (em relação à Terra, que fica entre os dois corpos, em linha reta). Em Marte, isso acontece uma vez a cada 26 meses.

Pelos próximos dias, ele está com sua face visível completamente iluminada pelos raios solares, nos proporcionando graciosos registros. Está muito mais fácil de encontrá-lo no céu, como uma grande estrela avermelhada de brilho fixo.

marte lua conjuncao ocultacao - TacioPhilip - TacioPhilip
Marte bem próximo da Lua, como uma grande estrela avermelhada
Imagem: TacioPhilip

Conjunção/Ocultação/Appulse

Além de estar em oposição, Marte está bem próximo da Lua por estes dias, deixando a observação mais especial. O ápice desta conjunção será na noite de quarta-feira (7), quando ele "encosta" na Lua cheia, em um beijo cósmico.

De tão perto, em alguns locais o planeta será ocultado pela Lua, ao passar "por trás dela" — como um eclipse de Marte —, desaparecendo por cerca de uma hora. Mas, infelizmente para nós, o fenômeno só será visto do hemisfério Norte.

Mesmo assim, daqui do Brasil, observaremos algo bem interessante: Marte vai passar raspando na Lua e "ultrapassá-la", inicialmente aparecendo embaixo dela e, como o passar na noite, se movendo para cima. Essa separação mínima, sem ocultação, é chamada de "appulse".

marte conjuncao appulse 7/12 - Stellarium - Stellarium
Céu de São Paulo às 21h de 7/12, com Marte logo abaixo da Lua
Imagem: Stellarium

Lembrando que a proximidade é apenas uma impressão do ponto de vista terrestre — eles continuam separados por milhares de quilômetros no universo.

Como ver?

Na quarta-feira, a Lua cheia nasce a leste (mesma direção onde nasce o Sol), por volta das 19h. Marte estará logo abaixo dela.

O par ficará visível durante toda a noite, cruzando o céu de até se pôr a oeste às 5h. Acompanhe a movimentação do planeta.

marte conjuncao appulse 7/12 - Stellarium - Stellarium
1h da madrugada do dia 8/12 em São Paulo; Marte "ultrapassou" a Lua e já está acima dela
Imagem: Stellarium

Também aproveite para observar e fotografar a Lua em sua fase mais exuberante, de preferência logo após nascer. Próxima ao horizonte, efeitos ópticos fazem com que ela pareça ainda maior (por conta da perspectiva com referenciais terrestres, como prédios e árvores) e apresente belas variações de tonalidade, devido à interação com a atmosfera.

Se o céu estiver minimamente limpo, não será difícil encontrá-los — basta achar a Lua super brilhante. Se tiver dificuldades, use um site ou app de astronomia (como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium).

Se quiser, repita o mesmo processo na quinta e na sexta-feira, que ainda serão belas oportunidades de observar Marte e a Lua cheia.

Brasileiros que quiserem acompanhar o eclipse marciano podem recorrer a transmissões ao vivo, como a do Observatório Griffith, em Los Angeles (EUA).

Astronomia de dezembro

Há mais três conjunções entre a Lua e planetas até o final do mês

  • 24/12: Lua, Vênus e Mercúrio

  • 26/12: Lua e Saturno

  • 29/12: Lua e Júpiter

Dezembro também é agraciado com o pico de duas chuvas de meteoros:

  • 13/12 - 14/12: Geminídeas
  • 21/12 - 22/12: Ursídeas