Topo

Indiana Jones mais novo no trailer? Disney revela IA que rejuvenesce atores

Indiana Jones 5: Harrison Ford tem 80 anos, mas arqueólogo está em torno dos 50 - Divulgação/LucasFilms
Indiana Jones 5: Harrison Ford tem 80 anos, mas arqueólogo está em torno dos 50 Imagem: Divulgação/LucasFilms

Redação de Tilt

Em São Paulo

02/12/2022 10h25

A Disney revelou ontem (1º) durante a CCXP o primeiro trailer de "Indiana Jones 5". Entre as surpresas do longa, os fãs poderão assistir a cenas de um Harrison Ford "mais novo": o ator, hoje com 80 anos, interpreta uma versão do arqueólogo na casa dos 50. Tudo isso graças a ajuda de tecnologias inteligentes.

E esse tipo de mudança vai se tornar cada vez mais comum na indústria de vídeos. Um dia antes, a Disney já havia divulgado uma nova inteligência artificial capaz de alterar a aparência de atores em qualquer filme ou programa de televisão — seja para deixá-los mais velhos ou mais novos.

A novidade não chegou a ser usada na nova aventura do herói vivido por Ford, mas deve ser aplicada em breve, já que a Disney a anunciou como uma solução "pronta para produções".

Esse modelo inédito de rede neural, capaz de entender como fazer essa transformação no rosto das pessoas, foi criado pela área de tecnologia da própria empresa, a Disney Research Studios, em parceria com a Universidade de Wisconsin, nos EUA, e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça.

Batizada como FRAN (sigla em inglês para Rede de Alteração de Idade de Rosto), a IA é um grande avanço porque, até agora, outras tecnologias que fazem esse trabalho exigem um escaneamento 3D do rosto da pessoa, somado por uma modelagem 3D (como no caso de Indiana Jones); ou então uma retocagem, quadro a quadro, usando programas similares ao Photoshop. Mas ambos os processos podem levar até meses para ficarem prontos.

Veja abaixo como ela funciona:

A pesquisa publicada pelo Disney Research Studios revela que, primeiro, FRAN foi alimentada com milhares de imagens de rostos criados e envelhecidos artificialmente, por meios de outros programas. Dessa maneira, os pesquisadores conseguiram vencer uma dificuldade: construir um acervo grande o suficiente "com variedade de identidades, idades e etnias em diferentes perspectivas".

Com esse enorme volume de dados, FRAN aprendeu a realizar o trabalho sozinha. Agora, ela mesma pode aplicá-lo diretamente sobre cenas gravadas, de uma maneira mais rápida e mais barata do que os métodos anteriores. É possivelmente a primeira IA que pode fazer isso independentemente da expressão do ator, do ângulo de filmagem ou da iluminação do ambiente.

Confira abaixo o primeiro trailer de "Indiana Jones 5":