Topo

Elon Musk é xingado em projeção na sede do Twitter; #RIPtwitter viraliza

Do UOL, em São Paulo

18/11/2022 08h12Atualizada em 18/11/2022 11h09

O empresário Elon Musk, dono do Twitter, foi xingado na noite desta quinta-feira (18) em uma projeção no prédio que funciona como sede da rede social em São Francisco, nos Estados Unidos.

No texto o empresário foi chamado de "moleque medíocre", "bilionário inútil", "bajulador de ditadores" e "racista mesquinho", entre outros xingamentos. Diante das polêmicas das últimas semanas — que incluem demissões em massa —, a hashtag #Riptwitter, em referência a uma possível morte da rede social, viralizou.

Segundo informações do site The Verge, um email não assinado enviado a funcionários do Twitter diz que o acesso por crachá aos escritórios foi suspenso "com efeito imediato" até a próxima segunda-feira (21).

A mensagem, de acordo com o veículo, foi enviada logo depois da reunião feita por Musk com um grupo de engenheiros seniores "para saber por que tantos deles planejavam sair".

O site diz que muitos empregados se irritaram com o estilo de gestão do novo dono da rede social. E os relatos são de que o próprio executivo teria ficado paranoico com a possibilidade de funcionários sabotarem a empresa.

Na quarta-feira (16), Musk já havia dado um ultimato aos funcionários do Twitter pedindo a eles que tivessem um "comprometimento hardcore" com a empresa, do contrário poderiam ser demitidos, segundo email que o jornal Washington Post teve acesso.

A mensagem enviada aos funcionários informou que os colaboradores devem assinar um compromisso de permanência na empresa, caso optem por continuar nas equipes restantes após as demissões de duas semanas atrás.

"Se você tem certeza de que quer fazer parte do novo Twitter, clique sim no link abaixo", informou a empresa, com uma página direcionando o empregado para um formulário online, cujo prazo máximo para ser preenchido era até ontem.

Demissão em massa

Após a demissão em massa no último dia 4 (que cortou cerca de 50% dos funcionários da companhia), diversos empregados optaram por sair da empresa, incluindo executivos do alto escalão. Na semana passada, a companhia havia suspendido a política de "home office" após alerta emitido por Musk sobre "tempos difíceis" que estão por vir.

Recentemente, Elon Musk também informou à equipe do Twitter que a empresa pode ir à falência caso passe por mais uma crise. A preocupação do bilionário é resultado da saída de grandes anunciantes da plataforma, que geravam a principal fonte de receita para a rede social.

#RIPtwitter viraliza. Com os últimos acontecimentos envolvendo a rede social, a hashtag #RIPtwitter e a frase "o Twitter vai acabar" chegaram aos assuntos mais comentados na própria rede social. Ao comentarem os assuntos, usuários publicaram memes e fizeram piadas por acharem que a plataforma está em seus últimos dias.

A crise vivida pelo Twitter foi motivo para uma piada até de Musk. O empresário publicou a imagem que representa a rede social posando para uma foto em frente ao próprio túmulo.