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Twitter voltará a cobrar por verificação após fiasco com contas fakes

Conta de Elon Musk com o selo de verificado na cor azul amplificado com uma lupa - Dado Ruvic/Reuters
Conta de Elon Musk com o selo de verificado na cor azul amplificado com uma lupa Imagem: Dado Ruvic/Reuters

De Tilt, em São Paulo

16/11/2022 11h57

O Twitter Blue, sistema de assinatura do Twitter que dá direito a verificação na rede e outras vantagens, vai ser relançado no dia 29 de novembro, disse Elon Musk, diretor-executivo da plataforma, em um tuíte.

Após um lançamento conturbado limitado em alguns países e uma proliferação de contas fakes verificadas, Musk diz que a nova data foi marcada para assegurar que o sistema funcione de forma "sólida".

Lançado no início do mês nos Estados Unidos, o Twitter Blue consiste no pagamento de uma mensalidade de US$ 8 (cerca de R$ 43 no câmbio atual), o que dá direito aos pagantes a serem verificados na rede, ver menos propagandas, além de outros benefícios como postar vídeos de maior tamanho e maior destaque.

Sem um sistema de verificação de identidade sólido, apareceram diversas contas fakes sem noção. Uma delas, se passando pela Nintendo, postou uma foto do personagem Mario mostrando o dedo do meio. Outro fake era do ex-presidente dos EUA George W. Bush, que publicou que estava com saudades de "matar iraquianos".

Em um dos casos de maior repercussão, um fake se passando pela farmacêutica Eli Lilly disse que a distribuição de insulina seria gratuita. Como resultado, as ações da companhia sofreram grande baixa na bolsa de valores dos Estados Unidos.

Depois de todos estes casos, o Twitter interrompeu o Twitter Blue.

O caos do lançamento do Twitter Blue por Musk fez com que vários anunciantes se posicionassem dizendo que interromperiam gastos de espaço publicitário no Twitter. A gigante da publicidade GroupM, por exemplo, passou a aconselhar seus clientes — empresas como Coca-Cola, Google e Unilever — a não anunciar na plataforma. A companhia é a maior anunciante do mundo.

Pfizer, Audi e Volkswagen também anunciaram que parariam de comprar espaços publicitários no Twitter — vale ressaltar que as duas empresas automobilísticas são concorrentes da Tesla, de propriedade de Musk.

Contas verificadas legadas deverão pagar

Há milhares de contas verificadas legadas — contas com o selo azul que foram autenticadas pelo Twitter antes de Musk assumir o comando da rede social.

Segundo o empresário, nos próximos meses quem não pagar pelo Twitter Blue perderá o selo azul.

As contas verificadas foram criadas para identificar autoridades, personalidades, instituições e jornalistas. A principal vantagem delas é receber destaque na linha do tempo e em respostas no Twitter.