Topo

Procon-SP aciona Instagram para explicar contas suspensas sem motivo

Instabilidade do Instagram foi resolvida ontem mesmo, mas Procon-SP quer mais informações - Hocus-Focus/iStock
Instabilidade do Instagram foi resolvida ontem mesmo, mas Procon-SP quer mais informações Imagem: Hocus-Focus/iStock

Da Redação

Em São Paulo

01/11/2022 16h36

O Procon-SP deu um prazo de 72 horas a partir de hoje (1º) para que o Instagram esclareça as suspensões de perfis, sem motivo aparente, que ocorreram ontem.

A rede social apresentou instabilidade no mundo todo e diversos usuários relataram problemas de acesso ou queda no total de seguidores. A situação se normalizou no fim do dia.

A Meta se pronunciou, alegando que encontrou um bug no sistema. "Isso fez com que um pequeno número de contas notassem uma mudança temporária na quantidade de pessoas que as seguiam. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os impactados e pedimos desculpas pelo inconveniente", afirma o representante da empresa.

Ainda assim, o órgão de defesa do consumidor acionou a empresa Facebook Serviços Online do Brasil, que controla o Instagram no país, para que informe quantos usuários foram afetados noBrasil e no Estado de São Paulo; e quais providências foram tomadas para lidar com o problema.

O Procon-SP também pergunta quando a falha foi detectada pela companhia, e quais foram as consequências exatas - apenas problemas de acesso ou também perda de seguidores.

Tilt entrou em contato com a empresa, mas ainda não recebeu nenhum posicionamento a respeito da iniciativa do Procon-SP. Esta matéria será atualizada assim que recebermos essa informação.