Topo

Twitter finalmente permite editar tuítes; função está liberada em 3 países

Twitter, logo, aplicativo, celular - greenwish_/Pexels
Twitter, logo, aplicativo, celular Imagem: greenwish_/Pexels

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

04/10/2022 11h49

O Twitter finalmente atendeu a um dos pedidos mais frequentes dos usuários: um botão para editar tuítes. Mas você ainda não vai conseguir apagar aquele seu errinho vergonhoso de digitação: a novidade só está funcionando, por enquanto, no Canadá, na Austrália e na Nova Zelândia; em breve, nos Estados Unidos.

E, mesmo quando chegar aqui, prepare-se para desembolsar. O recurso é exclusivo do Twitter Blue, a versão paga da rede social (que também não está disponível no Brasil - ainda).

O botão de editar fica ao lado da marca de há quanto tempo aquela postagem foi escrita, na parte superior do texto, onde está o nome de usuário do perfil. O botão é apresentado no formato de um lápis. Veja abaixo:

Mas, para evitar que se perca o texto original pré-edição, ele fica rotulado com uma inscrição de "editado" na parte inferior, e basta clicar nela para ver o que dizia o primeiro post. Veja:

Há um limite de tempo. Você só se pode editar um tuíte até 30 minutos depois que ele foi postado. Além disso, ele só pode ser editado até cinco vezes. A ideia é evitar que se abuse do direito de alterar o texto, trocando-o, por exemplo, para algo que diz o oposto do que o original trazia. A intenção, com isso, é focar mais em questões como a correção de palavras escritas erradas, ou o acréscimo de uma hashtag que aumentaria o alcance.

Há outras restrições. Só se podem editar tuítes únicos ou que citam outros tuítes. Não é possível editar threads (os famosos "fios" de tweets), retuítes, tuítes fixados, tuítes feitos por meio de outras plataformas e replies (respostas a outras mensagens).

Em setembro, em comunicado ao site de tecnologia americano TechCrunch, o Twitter informou que os testes começariam a ser feitos e que a janela de tempo de edição poderia mudar, de acordo com o feedback recolhido junto aos usuários.

"Com a Edição de Tweet, nós esperamos tornar tuitar mais fácil e mais acessível, dando às pessoas mais escolha e controle na maneira como se expressam e como contribuem para as conversas ocorrendo no Twitter", afirmou a empresa ao anunciar a introdução da novidade.

Como nunca foi possível alterar o que se posta, apenas apagar e postar de novo, o botão de edição era algo pedido há tempos pelos frequentadores da rede social.

Por enquanto, não há previsão da chegada desse botão para os países em que o serviço do Twitter Blue não está presente.