Topo

Xbox terá aplicativo que dispensa videogame para jogar em TV; entenda

Novo serviço permitirá jogar games disponíveis no Xbox Game Pass direto da TV, sem consoles ou computadores - Reprodução / Internet
Novo serviço permitirá jogar games disponíveis no Xbox Game Pass direto da TV, sem consoles ou computadores Imagem: Reprodução / Internet

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

09/06/2022 13h21

Nós falamos há poucos dias sobre uma iniciativa da Xbox, a divisão de games da Microsoft, para o lançamento de um acessório que permitiria jogar games em TVs e monitores com entrada HDMI sem a necessidade de um console.

Agora, a empresa foi além e anunciou que, a partir de 30 de junho, TVs da Samsung terão um aplicativo dedicado ao Xbox Game Pass, um serviço que funciona como uma espécie de "Netflix de games", e que já está disponível para consoles Xbox e PCs.

O diferencial aqui é que não será necessário baixar e instalar os games disponíveis para jogar nas TVs. O app funcionará de forma similar a outro serviço do Xbox: o xCloud.

Nele, quem for jogar deverá escolher o game desejado, que será executado na nuvem, sem a necessidade de um equipamento dedicado para tal. A partir daí, basta conectar um controle.

Atualmente, o xCloud já está disponível para celulares, tablets, PCs e consoles Xbox.

Por ora, o novo serviço será restrito aos modelos de TVs da Samsung lançados em 2022. O app do Xbox Game Pass ficará disponível na seção Samsung Gaming Hub dos aparelhos. Após instalado, basta fazer login com a sua conta Microsoft.

Não há indícios de que a funcionalidade chegará às TVs mais antigas da fabricante ou, ainda, confirmação de sua presença em aparelhos de outras marcas.

Chega ao Brasil?

Tanto o Xbox Game Pass quanto o xCloud estão disponíveis no Brasil, porém a Xbox ainda não confirmou se esse novo serviço chegará ao país já em seu lançamento.

Outra questão é que, ao menos até agora, a Samsung não lançou a sua linha 2022 de TVs no mercado nacional, o que deverá acontecer em breve.

Quanto custa?

Para usar a novidade é necessário ter uma assinatura do Xbox Game Pass Ultimate.

Ainda que não esteja liberado no Brasil, é importante saber que novos assinantes pagam R$ 5 nos primeiros três meses e, depois, R$ 44,99 por mês. Ele permite o acesso a um catálogo —que funciona de forma rotativa— em consoles, PCs e via nuvem.

Quem não for assinante, porém, poderá jogar o game Fortnite gratuitamente pelo serviço.