Topo

Você pagaria por conteúdo no Instagram? Botão aparece em teste do app

De Tilt, em São Paulo

06/06/2022 16h46Atualizada em 06/06/2022 18h28

Alguns usuários brasileiros do Instagram começaram a notar nesta segunda-feira um novo botão no perfil de certos criadores de conteúdo. É a opção "Assinar", em que você paga para receber materiais exclusivos produzidos por esses influenciadores.

O pacote pode incluir, por exemplo, acesso a Stories e transmissões ao vivo fechadas, além de um selo indicando que você é assinante. Mas, por enquanto, só está disponível nos EUA.

A iniciativa não é novidade e já vinha sendo apontada como uma tendência pelo mercado há alguns meses. O objetivo é monetizar os criadores e consolidar a plataforma como um ecossistema que produção de conteúdo — boa para quem cria, quem assina e quem anuncia.

A assessoria do Instagram confirmou o lançamento do botão, ainda reservado a poucos parceiros da plataforma.

"Estamos testando o recurso Subscriptions para ajudar criadores de conteúdo a ter uma renda mensal recorrente no Instagram, oferecendo conteúdo e experiências exclusivas para seus seguidores mais engajados", afirma.

Embora o botão de assinatura apareça para alguns usuários brasileiros que moram no exterior, os testes com influencers ainda não estão sendo feitos no Brasil.

"Por enquanto, as assinaturas estarão disponíveis apenas para criadores nos Estados Unidos, mas esperamos disponibilizar o recurso para mais mercados em breve", diz o Instagram em nota.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que sugeria uma versão anterior deste texto, no título, o teste com assinaturas não está disponível no Brasil. Embora o botão "Assinar" possa estar visível para alguns usuários brasileiros, a função só está em teste nos EUA. Acrescentamos mais informações para deixar a notícia mais clara.