Topo

Musk diz que Twitter não revela total de robôs e ameaça desistir da compra

Elon Musk alega que Twitter não está cumprindo com os requisitos de transparência do acordo de aquisição - U.S. Air Force Academy/Wikimedia Commons
Elon Musk alega que Twitter não está cumprindo com os requisitos de transparência do acordo de aquisição Imagem: U.S. Air Force Academy/Wikimedia Commons

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt

06/06/2022 16h16Atualizada em 07/06/2022 18h02

O empresário Elon Musk, que anunciou em abril sua intenção de comprar o Twitter, afirmou nesta segunda (6) que a plataforma está resistindo a oferece informações essenciais na negociação, como o total de spam e contas falsas na rede social.

O bilionário dono da Tesla chegou a afirmar que não seguiria com a aquisição caso o Twitter não pudesse provar que os bots refletem menos de 5% do número de usuários.

Em documento oficial protocolado com a Security and Exchange Comissions, Musk sugere conduzir sua própria verificação (proposta que tem sido esquivada pelo Twitter).Ele reforça que a empresa está se recusando a cumprir, de forma transparente, suas obrigações sob o acordo de aquisição.

"A empresa está retendo os dados solicitados devido à preocupação com o que a própria análise de Musk desses dados revelará", diz o documento, também endereçado à consultora jurídica do Twitter, Vijaya Gadde.

No mercado, as ações do Twitter parecem ter refletido toda essa polêmica e abriram em queda nesta segunda-feira (6).

Posicionamento do Twitter

O atual CEO do Twitter, Parag Agrawal, havia afirmado anteriormente que a empresa trabalha com revisores humanos. Esses funcionários analisam milhares de contas para determinar a presença de bots.

No entanto, Agrawal limitou à Musk os detalhes sobre essas operações e resultados. O motivo seria as preocupações com os termos de privacidade.

"Infelizmente, não acreditamos que essa estimativa específica possa ser realizada externamente, dada a necessidade crítica de usar informações públicas e privadas", escreveu Agrawal em maio deste ano.

A invasão dos bots

Sem os dados oficiais, Musk chegou a estimar que as contas falsas totalizariam cerca de 20% dos usuários. Uma parcela muito acima do que os 5% que ele deseja, e sinal de que a base de usuários da plataforma está inchada artificialmente.

Um dos problemas do grande número de contas falsas ou bots (robôs programados virtualmente) estão nas ações irregulares que elas podem causar na rede social. Esses perfis acabam sendo utilizados para disseminação de fakenews (notícias falsas), postagens incitando ódio ou até golpes.

Venda pode ser cancelada?

No mesmo documento, Musk diz que "acredita que a empresa está resistindo ativamente e frustrando seus direitos de informação". E com isso, a gigante da mídia social estaria violando os termos do acordo de compra.

Como resultado, caso o Twitter continue se abstendo de fornecer os dados detalhados, a carta aponta que Musk "reserva todos os direitos resultantes, incluindo seu direito de não consumar a transação e seu direito de rescindir o acordo".