Topo

É tudo igual? Veja as 3 principais diferenças entre as airfryers do mercado

Reprodução
Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

20/03/2022 04h00

Quem decide comprar uma air fryer costuma encarar um dilema: a enorme quantidade de modelos disponíveis no mercado e preços. E a variação, aqui, vai além das marcas. Ela inclui questões como capacidade, modo de operação, formato e potência — que costuma ser próxima dos 1.500 W.

Para ajudar na sua escolha, listamos abaixo alguns pontos que diferenciam os modelos disponíveis no Brasil e que merecem a sua atenção antes de colocar uma air fryer na sua cozinha. Confira!

Capacidade

Esse é um dos fatores mais relevantes. Se você é uma pessoa que mora sozinha, não faz sentido ter uma air fryer com um cesto enorme — e, provavelmente, pagar mais caro por isso.

Dentro os modelos com cesto disponíveis, há variações de tamanho entre pouco mais de 2 litros até mais de 5 litros.

É importante lembrar também que, independentemente do tamanho da air fryer, encher ele de alimentos não é uma boa ideia, já que o cozimento — ou, se preferir, a "fritura" sem óleo— ocorre devido à circulação de ar quente em alta velocidade.

Sendo assim, quanto maior a quantidade de alimentos, maior a necessidade de agitar o cesto para que tudo cozinhe por igual.

Método de operação

Air fryers mais tradicionais costumam ser operadas de forma analógica. Isto é: por meio de seletores giratórios de temperatura e tempo de funcionamento.

De forma geral, isso não tende a ser um problemão, mas há modelos digitais, nos quais você seleciona exatamente os valores de tempo e temperatura.

A principal diferença, aqui, é que os modelos digitais tendem a ser mais precisos. Em air fryers "analógicas", é quase impossível determinar exatamente o tempo de funcionamento — se você gira o seletor até a marca de dez minutos, por exemplo, dificilmente acertará "na mosca".

Então, se você se preocupa com isso e tem uma grana extra para gastar, vale a pena investir em um modelo com seletores digitais.

Múltiplas funções

Nos últimos tempos começaram a surgir air fryers diferentonas: ao invés de um aparelho com uma cuba, esses modelos abrem como se fossem um forno convencional.

São os tais modelos "2 em 1" (ou 3, ou 4), que além da função de fritadeira sem óleo, funcionam como forno elétrico e churrasqueira. Há ainda produtos capazes de unir funções de air fryer com as de uma panela de pressão elétrica.

Dada essa versatilidade, esses aparelhos acabam se afastando de air fryers convencionais, tanto em funções quanto em preço. Escolher por um deles, portanto, depende de dois fatores: se você realmente vai utilizar as habilidades extras do eletrodoméstico e se há disposição em pagar mais por isso.